Segundo dados, 7 em cada 10 brasileiros utilizam as redes sociais. Essa informação por si só já justifica a importância de tornar uma marca presente nelas. Com o número expressivo de usuários, fica claro que há oportunidade de crescimento para aqueles que utilizam as mídias sociais da maneira correta.
Além de quantidade de seguidores, o engajamento é tão importante quanto. De nada adianta um perfil lotado de pessoas e com um número de interação baixo, né?
Separamos 5 dicas cruciais para aumentar a visibilidade do seu perfil nas redes sociais e atrair novos seguidores.
Ter uma conta criada nas redes sociais e uma baixa frequência de postagens não é um bom hábito. Ser ativo é um dos princípios básicos para que os seguidores te notem e os algoritmos não te prejudiquem. Quanto menos postar, menor será o engajamento, fazendo com que as postagens não sejam entregues de forma efetiva.
Para resolver esse problema é interessante criar um calendário editorial, definindo uma frequência exata para as postagens. Além de ajudar com os algoritmos, os seguidores irão se acostumar com a rotina e o engajamento aumentará.
É comum chegar uma hora onde faltará criatividade, por isso, tenha sempre por perto uma forma de anotar cada ideia que possa surgir ao longo dos dias. Vale lembrar que cada mídia social exige uma abordagem diferente. A frequência e o estilo de post são afetados por essa variação, por isso é importante conhecer o seu público.
Muito se fala sobre conhecer o seu público-alvo, porém, não é o suficiente. As informações sobre público-alvo costumam ser generalistas, e quanto mais específico for o seu conhecimento sobre o perfil ideal do seu seguidor, melhor.
A persona se trata de um personagem fictício baseado no grupo específico de pessoas que você deseja atingir. A ideia é ir além do básico e responder a perguntas como:
• Qual é o nome dessa pessoa?;
• Idade?;
• Nível de educação?;
• Com o que ela trabalha?;
• Quais são os seus hobbies?
• Qual é o tipo de conteúdo que ela consome?
• Quais são as mídias em que ela é presente?
• Quais são os seus objetivos?
• Quais são os desafios do seu dia a dia?
• Como eu posso ajudá-la?
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Assim que responder a essas perguntas notará que tudo fluirá melhor. É muito mais fácil produzir um conteúdo assertivo para alguém que você conhece e sabe do que gosta. Após analisar as respostas, tente encontrar um rosto para a sua persona. Quanto mais pessoal ela for, melhor.
As redes sociais costumam oferecer diferentes recursos para os criadores de conteúdo. O Instagram, por exemplo, vai muito além da postagem de fotos no feed. É possível explorar os stories, IGTV, reels e alcançar os seguidores de uma maneira não repetitiva.
Inclua diferentes formatos no seu calendário editorial para não tornar o conteúdo maçante.
Entretanto, é interessante conhecer sua persona e estabelecer um foco. Existem seguidores que possuem mais tempo para consumir conteúdo, nesse caso, os vídeos são ótimas opções. Já outros, possuem apenas alguns minutinhos sobrando para checar as redes e os posts concisos são ideais.
É importante entender as redes sociais como locais de relacionamento e não de acumulação de números. Mais importante que a quantidade de seguidores é a qualidade deles. Dificilmente alguém irá se interessar em seguir um perfil que se mostra inacessível. Por isso, responder comentários, mensagens e todas as formas de contato disponibilizadas é imprescindível.
Aqui a expressão “é dando que se recebe” se encaixa muito bem. Para que mais usuários cheguem até você é necessário que você também chegue em outros usuários. Pesquise perfis relacionados ao seu nicho e se faça presente. Esse networking fará com que o alcance seja maior.
O sucesso é relativo. A melhor forma de saber se algo está dando certo é comparando os resultados com aquilo que foi planejado.
Cada perfil tem um ritmo diferente, afinal, cada nicho atrai públicos distintos. É importante levar as variáveis em consideração para evitar frustrações.
Ao direcionar esforços para as redes sociais defina métricas que serão utilizadas para medir os resultados. Deve ser algo mensurável, ou seja, números específicos que dirão se os objetivos estão sendo atingidos ou não.
É importante ser realista para não mirar em algo impossível de ser realizado no período determinado. Entretanto, definir métricas muito cômodas tornarão o crescimento lento. Tenha equilíbrio e desafie-se.
A hashtag é a melhor forma de conseguir direcionar o conteúdo para que ele seja encontrado por pessoas que se interessam pelo assunto.
Cada rede social valoriza o uso de hashtags de maneiras diferentes. No Instagram e no Twitter, por exemplo, elas costumam agregar mais valor ao post do que no Facebook e LinkedIn. Tudo dependerá do comportamento dos usuários em cada plataforma e de como os posts chegam até eles.
No geral, o ideal é manter um equilíbrio em relação a quantidade. O uso excessivo pode sinalizar o post como spam, por isso, recomendamos o uso de cinco hashtags relacionadas ao conteúdo.
Existem receitas prontas na internet que dizem exatamente qual o melhor horário para realizar as postagens. Essas pesquisas fazem um levantamento do número de usuários ativos ao longo dos dias nas redes sociais.
De acordo com um artigo baseado em diversas pesquisas sobre o assunto, foram apresentados os seguintes dados:
Mesmo utilizando as informações acima, não se esqueça de levar em consideração a sua persona. Cada uma das mídias exige uma frequência diferente, e atentar-se à idade, profissão e hábitos é extremamente relevante na hora de definir qual é a melhor estratégia.
Ferramentas como o story permitem que o conteúdo fique em evidência durante 24h, o que é uma ótima opção para atingir o público independente do horário.
Criar posts que se relacionam com o momento atual é uma ótima ideia para surfar na onda de engajamento gerada por assuntos em alta.
Ao longo do ano existem acontecimentos que se destacam em meio a outros. É o clássico exemplo das datas comemorativas e as postagens temáticas. É importante entender que, apesar do seu perfil ter um nicho, muitas vezes é possível encontrar um ponto de contato entre diferentes assuntos.
Exemplificando, o Big Brother Brasil é um reality show que gera muito engajamento durante o seu período de exibição. Para se aproveitar disso, não é preciso falar especificamente sobre o programa, afinal, há muitos outros fatores envolvidos. É possível abordar temas como marketing digital, publicidade, psicologia, saúde, etc.
Lembre-se do uso das hashtags relacionadas ao assunto para ser encontrado.
Sugerir ações para quem está consumindo o conteúdo pode aumentar consideravelmente o número de conversões.
Em meio a tantas postagens é comum que o usuário esqueça de interagir e saia do post sem deixar ao menos uma curtida. Por isso, é extremamente válido lembrá-lo, seja na legenda ou no post.
Pergunte se ele gostou, peça para curtir, deixar um comentário ou compartilhar. Tudo dependerá do que você pretende atingir com o post, mas no geral, quanto mais engajamento, maior a chance de chegar em novas pessoas.
Ao longo do tempo experimente coisas novas. Seja o formato dos posts, a linguagem/tom utilizados, a forma de interação, frequência. É tudo questão de adaptação.
Checar se os esforços estão gerando resultados é uma forma de direcionar o seu tempo para aquilo que realmente faz sentido. Geralmente, os seguidores de cada nicho possuem um padrão de comportamento e só é possível identificá-lo com o tempo.
Quanto mais conhecer o público, mais assertivo será o conteúdo. Com isso, a atração de novos seguidores aumentará.
Colocando essas dicas em prática, o trabalho de gerenciar as redes sociais se tornará mais fácil, o que aumentará a frequência e o engajamento das postagens. Esses fatores alinhados irão atrair novos seguidores de uma forma orgânica, recompensando os esforços depositados.