Como criar conteúdo atrativo para jornalistas

Por Jaqueline Sobreira 18 de julho de 2023
Como criar conteúdo atrativo para jornalistas

Segundo uma pesquisa do Mega Brasil com Agências de Comunicação de 2022, 70,6% das demandas de comunicação corporativa são o relacionamento com a mídia. Por isso, criar conteúdo atrativo para jornalistas e atrair a atenção da imprensa deve ser o objetivo de profissionais de comunicação e marcas.

Isso porque a comunicação com jornalistas precisa ser ágil e efetiva. Deste modo, é preciso criar oportunidades de interação, gerar um fluxo de informações recorrente para os jornalistas, visando um diálogo constante.

Estudo Mega Brasil com Agências aponta a importância de criar conteúdo atrativo para jornalistas e imprensa

No entanto, com a quantidade massiva de informações disponíveis, é fundamental saber como criar textos que se destaquem e cativem a atenção dos jornalistas.

Neste blogpost, apresentaremos dicas práticas para ajudar você a criar conteúdo atrativo para jornalistas de modo efetivo, fortalecendo o relacionamento com os profissionais da mídia.

Conteúdo atrativo para jornalistas: pesquisa e curadoria

Para tornar um conteúdo atrativo para um jornalista você precisa basear-se em fatos e dados comprováveis.

O mercado, cada vez mais, baseia-se em dados para a tomada de decisões. E, estes dados podem ser também uma das fontes dentro do seu conteúdo. A construção de um bom texto se dá pela riqueza de informações. Ou seja: tenha especialistas, fonte de dados confiáveis.

É nesta etapa de pesquisa que entra a famosa curadoria de conteúdo. Organizar, selecionar e apresentar as informações levantadas de forma concisa no seu texto para que ele possa tornar-se um conteúdo atrativo para jornalistas e para a imprensa.

Sendo assim, pesquise muito antes de divulgar qualquer informação, verifique as fontes e tenha certeza absoluta do que está dizendo.

Fontes confiáveis

As fontes são o que alimentam as matérias jornalísticas, e portanto devem ser confiáveis. Se você vai citar uma pesquisa, diga de onde retirou as informações, qual é o nome da instituição que realizou a pesquisa e verifique ainda se ela é idônea.

Busque utilizar dados de institutos conhecidos. Fontes de dados como ANVISA, IBGE, Aberje, Data Folha entre outros têm grande espaço na sociedade pela seriedade em que levantam informações.

Em caso de dúvidas sobre a seriedade dos dados, use os mecanismos de busca para verificar a seriedade do órgão e quais veículos utilizaram aquelas informações antes.

dino divulgador de notícias

Conheça seu público

O público são jornalistas, mas qual é o perfil deles? Para quais veículos de comunicação eles trabalham? Qual é a linha de conduta de cada um destes veículos?

Essas informações são imprescindíveis para que você desenvolva conteúdos que sejam relevantes para os jornalistas com os quais mantém contato. Pesquise sobre os veículos de comunicação que são relevantes para sua área de atuação e identifique quais tópicos e abordagens são de interesse deles.

Ao compreender as necessidades e interesses do público-alvo, você poderá criar textos mais direcionados e relevantes.

Seja relevante

Uma das maneiras mais eficazes de atrair a atenção da imprensa é por meio de histórias interessantes. Utilizar técnicas de storytelling utilizando dados pode ser uma boa tática de escrita.

Inclusive, na era da informação, criar conteúdo relevante deve ser o objetivo de marca não apenas para atrair jornalistas, mas para a atração de novos leads e clientes. Conteúdos valiosos e que entregam algum tipo de benefício ou conhecimento novo criam conexões valiosas.

Quando falamos da imprensa, essas conexões tornam-se o famoso e bom relacionamento com a mídia, algo importante para marcas que querem construir uma boa imagem e reputação.

Use estratégias de SEO

O SEO pode ser utilizado em todas as estratégias de comunicação, pois o uso de palavras-chave está intrínseco em todas elas.

Ao utilizar estratégias de SEO na criação de conteúdo para jornalistas, você estará aumentando suas chances de visibilidade, já que a palavra-chave utilizada será algo de interesse geral e estará em alta nas buscas do Google e outras plataformas, aumentando as chances de que o jornalista veja a sua mensagem.

Jornalistas são comunicadores e, por conseguinte, curiosos. Se você criar uma boa chamada para o seu conteúdo e utilizar as dicas que demos neste post, certamente terá um aliado na distribuição da sua informação.

Entretanto, evite os famosos “clickbaits” ou iscas. Essa tática é utilizada em anúncios publicitários e não costumam ser bem aceitos quando falamos de notícias e conteúdos de cunho informativo.

** Esse texto foi escrito em 6 de novembro de 2014 e vem sendo atualizado desde então.

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