Engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa possui uma receita pré-definida na qual todos os passos e resultados atingidos serão iguais. Muito pelo contrário, esses serviços, presentes no universo da comunicação desde o início do século passado, foram se desenvolvendo, criando e adaptando estratégias condizentes com cada momento pelo qual passou.
Todos esses anos de amadurecimento tornaram a assessoria de imprensa extremamente versátil, consolidando seu método tradicional e apresentando abordagens disruptivas, on-line e tantas outras dignas de prêmios.
Separamos alguns cases de assessoria de imprensa que permitem analisar diferentes estratégias utilizadas para objetivos distintos: lançamento de serviços, produtos, fortalecimento de marca e construção de autoridade.
Neste primeiro case, os esforços da Vervi Assessoria de Imprensa foram voltados à promoção de franquias educacionais. Em uma viagem aos Estados Unidos, um empreendedor brasileiro decidiu importar franquias com um método de ensino revolucionário, o Método Construtivista – também conhecido como Método Piaget. Por se tratar de algo novo e complexo, investir em propaganda não se mostrava muito eficaz.
Além do alto custo, a intenção era educar a sociedade sobre o assunto. Após analisar as possibilidades, foi decidido que a missão seria destinada aos serviços de assessoria de imprensa.
Estratégia utilizada
Para isso, foi desenvolvida uma estratégia dividida em três fases: apresentar o problema, discutir sobre e apresentar a solução. Na primeira, durante três meses a assessoria disseminou pautas que tratavam sobre os problemas da educação no Brasil. Após alertar a comunidade, foram selecionados formadores de opinião influentes para produzir artigos e amadurecer o assunto. Em seguida, na terceira e última fase, a Futurekids foi apresentada como uma alternativa viável e capaz de contribuir para a melhoria do ensino.
No início, a meta do empreendedor era definida: estabelecer no mínimo 10 franquias em até um ano. Com o sucesso da estratégia adotada, suas expectativas foram superadas e cerca de 60 franquias foram conquistadas no mesmo período. Além disso, houve participação expressiva no programa Fantástico da Rede Globo, o que apenas consolidou todo o sucesso alcançado pelo ótimo trabalho.
Após o início da pandemia, os consumidores passaram a tomar maior consciência social no processo de compra. Isso é o que aponta uma pesquisa da EY Brasil. Abaixo, confira os dados levantados sobre a mudança de comportamentos do consumidor a longo prazo:
A empresa Rider, atenta às tendências, resolveu lançar sua primeira coleção sustentável. Essa decisão faz parte do programa Rider R4, uma iniciativa que visa evoluir em frentes de sustentabilidade. A empresa utilizou a assessoria de imprensa para apresentar à mídia essa novidade. Focado em um serviço tradicional, o trabalho foi direcionado a matérias disseminadas em diferentes portais, tratando sobre convicções da marca e a divulgação do evento de lançamento. Confira:
Já a Aspen Farma, para o lançamento de um produto, abriu espaço para o debate sobre relações raciais no Mês da Consciência Negra, em novembro. Junto à agência Black Influence foi desenvolvida uma ação voltada ao Instagram da marca, com uma série de lives com autoridades no assunto. Além disso, matérias também foram veiculadas divulgando a iniciativa e fortalecendo sua imagem.
Com a intenção de apresentar ao mercado seu principal lançamento do ano, a marca Wickbold, junto à Trama Comunicação desenvolveu uma campanha destinada a mídias digitais. Um dos pontos mais importantes da campanha foi ressaltar que a marca trouxe ao mercado uma inovação muito solicitada pelo consumidor brasileiro – a versão integral. Trata-se de um produto totalmente alinhado aos pilares de posicionamento da companhia, pois envolve nutrição, saúde e bem-estar.
Na etapa de planejamento foram buscados 36 influenciadores do Brasil que possuíssem sinergia com os posicionamentos adotados pela Wickbold. O público-alvo era formado por brasileiros de 20 a 60 anos, alinhados ao mote da campanha de comemoração de aniversário da marca e o lançamento dos pães artesanais.
A intenção era conseguir divulgações espontâneas, por isso, nomes e perfis estratégicos foram selecionados, levando em conta o grande impacto de audiência e apostando na alta visibilidade.
Após a seleção, foi montado e enviado um press kit alinhado com as mensagens-chave e atributos dos produtos: sabor artesanal, pioneirismo, elegância (premium) e versatilidade. Para gerar conexão com o influenciador, um avental com seu nome foi bordado. Acompanhando uma carta da Wickbold sobre o lançamento e explicações sobre o kit e o passo a passo de uma receita exclusiva ao segmento/perfil. Os resultados podem ser conferidos abaixo:
A autora Paola Scott optou por contar com a ajuda do trabalho de assessoria de imprensa da StrateDY para o lançamento de seu livro. A estratégia foi regional, direcionada aos moradores de Curitiba. Além do press release mencionar os detalhes do evento de lançamento, o texto também enalteceu o trabalho de Paola.
Quando questionada sobre sua escolha pela assessoria para a promoção de seu livro, a escritora respondeu:
“Quando não se é conhecido no meio, fica difícil entrar para uma editora. Não temos por hábito falar de literatura seja ela qual estilo for e quando podemos contar com uma estratégia de assessoria de imprensa para propagar nossa obra e nome, em veículos que alcancem um maior público, é fantástico. […]”
Através do release foi possível virar notícia nos principais veículos de comunicação da região, incluindo programas de rádio. A maior conquista foi uma entrevista na TV Band Curitiba, onde Paola foi destaque no programa Band Mulher em homenagem ao Dia Nacional do Escritor.
Os frutos da estratégia foram inúmeros, dentre eles, vale destacar:
• 100% dos exemplares vendidos no evento de lançamento;
• Ampliação da rede de leitores de Paola Scott em 20%;
• O público que compareceu ao lançamento foi 2x maior que o esperado;
• O trabalho da escritora ficou conhecido em toda a capital paranaense;
• Aumento considerável do interesse do público estratégico (Stakeholders).
Com um planejamento de assessoria é possível criar bases no mercado para que ótimos resultados sejam alcançados, seja para o lançamento de um produto ou para trabalhar o branding.
Para atingir sucesso é preciso entender quais são as necessidades que o produto ou serviço exige e, dessa forma, desenvolver a melhor estratégia. Como visto nos cases acima, a evolução e adaptação da assessoria de imprensa gerou uma série de possibilidades, abrangendo o modelo tradicional de assessoria até a combinação com métodos on-line e disruptivos.
Além disso, utilizar um divulgador de notícias como aliado em sua estratégia pode ser uma ótima opção. A exemplo da DINO – maior Agência de Notícias Corporativas do Brasil – onde é possível publicar conteúdo noticioso de marcas e figuras públicas em sites de grande relevância no país.
Após a análise dos casos apresentados é possível enxergar a pluralidade de possibilidades dentro da assessoria de imprensa. Embora não exista uma receita pronta para o sucesso, podemos perceber alguns padrões. A exemplo da união de bons profissionais com um estudo de mercado excelente, que resultou em comunicar a mensagem certa, ao público certo, no momento certo. Um bom profissional junto ao desenvolvimento de uma estratégia alinhada com os ideais do cliente é o suficiente para alcançar ótimos resultados.