Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release, é um comunicado/ declaração feita por um indivíduo ou organização para a imprensa. Ele pode anunciar uma grande variedade de notícias, incluindo eventos marcados, promoções pessoais, prêmios, novos produtos e serviços, relatórios de vendas, etc..
Um comunicado de imprensa, se bem usado, pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação que conecta a empresa ao jornalista. Mas como torná-lo um sucesso?
Primeiro lugar: é fundamental ter uma boa estratégia para alcançar o maior número de pessoas e tornar sua empresa conhecida. Vamos listar quatro características que fazem do seu comunicado de imprensa um campeão:
1. Jornalistas dão mais atenção a pautas personalizadas
Quanto mais direcionada for a mensagem, melhor. Jornalistas gostam de receber sugestões de pauta que sejam (quase) exclusivas.
2. Conteúdo de qualidade
Jornalistas prezam pela informação mais do que tudo, capriche no conteúdo e nas informações. Ela deve ser breve, clara e direta: uma versão ultracompacta do ponto principal do press release
Enquanto o press release tradicional era escrito para jornalistas, o press release da era das redes sociais pode ser escritos por qualquer pessoa.
Os jornalistas e veículos tradicionais perderam um pouco da sua influência para os blogs e as redes sociais. As pessoas estão muito mais ligadas em outras formas de mídia e geralmente escolhem as noticias que querem ler.
Portanto, antes de escrever um press release, pense nos leitores em potencial. Não é mais necessário escrever apenas para atrair jornalistas, agora existem novas variáveis, então pense como atingir vários grupos em vez de um só.
3. Ineditismo
Muitos jornalistas prezam o ineditismo para emplacar uma pauta, ou seja, não adianta ficar mandando um monte de pauta para todo mundo. Se enviar para muitas pessoas o fator exclusivo se perde, pense para quem será mandado a notícia ou comunicado, veja quem tem interesse, e onde você terá uma melhor visibilidade com a publicação do comunicado. Muitas vezes qualidade é melhor que quantidade, por isso escolha bem para onde os seus comunicados serão enviados.
4. Invista em outras fontes de informação
Muitos jornalistas recorrem a outras fontes, principalmente às redes sociais, para buscar pautas. Ou seja, diversifique sua forma de entrega de conteúdo.
Conseguiu entender o que é um comunicado de imprensa e como ele deve ser feito? Essas foram apenas algumas dicas do DINO, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!