Antes de começar este artigo, cremos que deve ser definido o que é um curador de conteúdo, porque se trata de uma função na comunidade online que surgiu muito recentemente e talvez você não o conheça.
Vivemos na era da informação. A internet está tão inserida em nossas vidas que é difícil imaginar uma vida sem conexão. Internet é informação. Muita informação.
Então, como faz um usuário médio, para diferenciar o conteúdo web de boa qualidade do de má qualidade, sem a necessidade de investir uma grande quantidade de tempo na área? Aqui é onde o curador de conteúdo entra em ação, como a pessoa que se dedica a selecionar, filtrar e destacar informação na web.
Um curador de conteúdo não deve se limitar à destacar e linkar um conteúdo web a outros. Um curador de conteúdo deve dar um valor agragado a essa informação; recompilar a melhor informação de um determinado assunto, refletir sobre uma temática, tomando opiniões de diferentes ângulos, basicamente agregar seu conteúdo web a outros.
Um curador de conteúdo deve identificar, selecionar, classificar e filtrar conteúdos, escolher uma apresentação para tal informação, integrar links adicionais para ampliar o valor agregado do seu artigo, atribuir informação de maneira adequada, publicar o conteúdo e aprender a dar o feedback à comunidade.
Existem diferentes ferramentas na web que facilitam a tarefa dos curadores de conteúdo. Na sequência, conheça 5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante, sem necessitar muito esforço:
Fonte da imagem: Esta imagem é uma obra derivada de Filter on Led… por zoso_tc, disponível sob licença CC BY-NC em http://www.flickr.com/photos/zoso_tc/3020826589/
Produzido em parceria com Genwords Marketing de Conteúdo