5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante

Por DINO 13 de agosto de 2015
5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante

Antes de começar este artigo, cremos que deve ser definido o que é um curador de conteúdo, porque se trata de uma função na comunidade online que surgiu muito recentemente e talvez você não o conheça.

Vivemos na era da informação. A internet está tão inserida em nossas vidas que é difícil imaginar uma vida sem conexão. Internet é informação. Muita informação.

Então, como faz um usuário médio, para diferenciar o conteúdo web de boa qualidade do de má qualidade, sem a necessidade de investir uma grande quantidade de tempo na área? Aqui é onde o curador de conteúdo entra em ação, como a pessoa que se dedica a selecionar, filtrar e destacar informação na web.

Um curador de conteúdo não deve se limitar à destacar e linkar um conteúdo web a outros. Um curador de conteúdo deve dar um valor agragado a essa informação; recompilar a melhor informação de um determinado assunto, refletir sobre uma temática, tomando opiniões de diferentes ângulos, basicamente agregar seu conteúdo web a outros.

dino divulgador de notícias

Um curador de conteúdo deve identificar, selecionar, classificar e filtrar conteúdos, escolher uma apresentação para tal informação, integrar links adicionais para ampliar o valor agregado do seu artigo, atribuir informação de maneira adequada, publicar o conteúdo e aprender a dar o feedback à comunidade.

Existem diferentes ferramentas na web que facilitam a tarefa dos curadores de conteúdo. Na sequência, conheça 5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante, sem necessitar muito esforço:

  1. Google Alerts: permite configurar alertas para receber um e-mail com as novidades do termo que introduzimos;
  2. Evernote: é o seu caderno online. Permite guardar partes de informação em diferentes dispositivos, e você pode acessar ao conteúdo através do computador ou de celulares. No software você pode organizar o conteúdo do caderno e classificá-los com etiquetas em cada uma de suas anotações. A ferramenta essencial do content curator atual;
  3. Google Reader: ou qualquer outro leitor de feeds. A melhor maneira de manter-se atualizado e seguir seus blogs favoritos;
  4. Hootsuite: um aplicativo para gerenciamento de redes sociais que permite, de maneira simples, programar suas publicações em diferentes redes;
  5. Blog próprio: todo curador de conteúdo deve contar com um blog próprio, onde compartilha o melhor conteúdo que encontra na internet e lhe dá valor agregado, para seus leitores.

Fonte da imagem: Esta imagem é uma obra derivada de Filter on Led…  por zoso_tc, disponível sob licença  CC BY-NC em http://www.flickr.com/photos/zoso_tc/3020826589/

Produzido em parceria com Genwords Marketing de Conteúdo

Conteúdo