5 ideias de notícias para sua empresa durante a crise

Por DINO 20 de setembro de 2022
5 ideias de notícias para sua empresa durante a crise

Enquanto muitos passam por dificuldades, a crise pode ser uma boa oportunidade de crescimento para alguns negócios. Veja ideias de notícias para sua empresa durante um momento turbulento

A economia global enfrenta um momento difícil devido à pandemia de covid-19 e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia. Segundo Carmen Rein­hart, economista-chefe do Banco Mundial na política e na economia, a crise também chegará ao Brasil. Serão diversos os setores afetados. Fatores como aumento de impostos, desemprego e economia como um todo, são apenas alguns dos problemas que afetam as pessoas física e jurídica.

Neste cenário, de crise e preocupações, é preciso parar em algum momento e avaliar muita coisa, como: custos, cortes, investimentos, modelos e receitas para enfrentar a crise. Além destas importâncias, a comunicação de sua empresa não deve ser deixada de lado. Aliás, é talvez neste cenário de crise que podemos enxergar alguma ação positiva para os negócios (se é que podemos dizer assim), que é a comunicação como forma de trocar experiências com quem passa pela mesma situação e se camuflar contra os ataques da crise econômica.

Então, separamos algumas ideias de notícias para produzir sobre sua empresa em momentos de decisões cautelosas:

1. Sustentabilidade durante a crise

Em tempos de economia ruim, divergências políticas, entre outros problemas que, somados, geram a crise no país, pouco se fala em sustentabilidade, embora seja um tema que ganhou cada vez mais discussões em diversos meios. Sua empresa pensa e pratica sustentabilidade? Pode ser das coisas mais simples até as mais grandes ações. 

Aproveite e faça ações internas ou externas para virarem notícia. Mostre o quanto a sua empresa está engajada na preservação do meio ambiente com práticas sustentáveis. Certamente terá destaque. Comece a somar estas ações sustentáveis que a empresa faz e monte um relatório para ser divulgado com esta notícia.

2. Análise de mercado nacional e internacional

Não sabe ou não tem nada no momento para noticiar? Pense no mercado interno e externo em que sua empresa está inserida. Discorra sobre este nicho. Procure por pesquisas recentes e faça comparações com pesquisas de períodos diferentes. A partir deste ponto será possível identificar necessidades e estímulos sobre o público e consumidor. Será que a crise está afetando o seu negócio? Esta é uma excelente pergunta para extrair uma resposta e produzir uma notícia sobre o atual cenário.

3. Modelos internos para superar a crise

Sua empresa tem algum modelo que tenha driblado a crise? Que tal compartilhar esta experiência com os leitores? Externe suas ideias e divida com os leitores as receitas assinadas pela sua empresa para superar a crise. Pense “fora da caixa” para que isso também vire notícia.

4. Comente suas dificuldades com a crise

Compartilhe os obstáculos enfrentados e superados com a atual situação econômica do país. Sua estratégia, quando compartilhada em forma de notícia, poderá ser discutida, mencionada e adotada por outras empresas. Já pensou que ao compartilhar conteúdos assim, sua marca poderá ser referência sobre determinado assunto? Pois é. Pode sim! 

5. Compartilhe técnicas

Certamente você é a pessoa que mais entende do seu negócio. Se não for um especialista quando decidiu empreender, deve ter feito cursos, trocado experiências e absorvido muito com especialistas do mesmo segmento. Então, aproveite o cenário atual de instabilidade econômica e divida com o leitor técnicas para auxiliá-lo em seu negócio. Uma forma de ganhar o respeito de outros empresários, reconhecimento no mercado em seu segmento e presença na mídia, é produzir conteúdos em que você, como conhecedor daquilo que trabalha, compartilha técnicas, experiências e receitas com quem procura por respostas e direções para seguir que, no caso, você pode ter o caminho.

Conclusão

8Independentemente do momento — seja ele de crise ou até mesmo de alta do seu negócio —, sempre existirá conteúdo para ser produzido. Pautas e assuntos para explorar e noticiar não faltarão. Busque por cases de sucesso de empresas, faça levantamentos internos e participe de eventos sobre o mercado em que atua. A sua marca terá muito para noticiar e fazer desta estratégia de comunicação um diferencial.

Assessoria de Imprensa Blog