O conceito dos “quatro Ps de marketing” existe há quase seis décadas. Foi introduzido em 1960 pelo professor de publicidade americano Edmund Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, hoje disponível no Google Books.
Os quatro Ps em questão se referem a preço, praça, produto e promoção.
Muitas derivações vieram dos quatro Ps originais. Por exemplo, no livro “Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégias”, os autores, Jochen Wirtz e Christopher Lovelock, apresentam os oito Ps do marketing de serviços. Somam-se aos quatro Ps originais: processos, provas físicas, pessoas e produtividade.
Esses oito Ps acabaram sendo adotados por escolas de negócios em MBAs em diversos países — Brasil, inclusive.
Seguindo a tradição de listar elementos essenciais de uma abordagem de marketing, a agência britânica de marketing digital Branex criou os 5 Ps do marketing nas mídias sociais. O conceito peca por falta de originalidade, mas não deixa de trazer uma abordagem interessante.
Listamos a seguir os cinco Ps em questão, com uma tradução livre dos termos originais para o português.
Eis o infográfico original:
Courtesy of: Branex
Uma agência britânica deu sequência à tradição de listar elementos com a letra P e criou os cinco Ps do marketing em redes sociais. São eles: planejamento, produção, publicação, promoção e prova.