Os cinco Ps do marketing de mídias sociais

Por DINO 11 de abril de 2019
Os cinco Ps do marketing de mídias sociais

O conceito dos “quatro Ps de marketing” existe há quase seis décadas. Foi introduzido em 1960 pelo professor de publicidade americano Edmund Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, hoje disponível no Google Books.

Os quatro Ps em questão se referem a preço, praça, produto e promoção.

 
dino divulgador de notícias

Muitas derivações vieram dos quatro Ps originais. Por exemplo, no livro “Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégias”, os autores, Jochen Wirtz e Christopher Lovelock, apresentam os oito Ps do marketing de serviços. Somam-se aos quatro Ps originais: processos, provas físicas, pessoas e produtividade.

Esses oito Ps acabaram sendo adotados por escolas de negócios em MBAs em diversos países — Brasil, inclusive.

Seguindo a tradição de listar elementos essenciais de uma abordagem de marketing, a agência britânica de marketing digital Branex criou os 5 Ps do marketing nas mídias sociais. O conceito peca por falta de originalidade, mas não deixa de trazer uma abordagem interessante.

Listamos a seguir os cinco Ps em questão, com uma tradução livre dos termos originais para o português.

  • Planejamento: tudo começa por uma estratégia bem definida que atribua os objetivos específicos para ações em redes sociais. Isto inclui a mensuração de resultados.
  • Produção de conteúdo que seja relevante para o público a quem se destina.
  • Publicação do conteúdo nas plataformas e canais pertinentes.
  • Promoção paga do conteúdo. Afinal, o alcance orgânico nas plataformas online vem decaindo seguidamente. Redes sociais como o Facebook já devem ser percebidas como opções pagas.
  • Prova de que os resultados foram alcançados. Isto significa que não basta apresentar resultados. É preciso dar contexto a eles.

Eis o infográfico original:

5 P’s of Social Media Marketing Your Business Can Not Afford to Ignore – Infographics
Courtesy of: Branex

Takeaways

Uma agência britânica deu sequência à tradição de listar elementos com a letra P e criou os cinco Ps do marketing em redes sociais. São eles: planejamento, produção, publicação, promoção e prova.

Marketing