5 razões para usar o Telegram na sua estratégia de marketing digital

Por DINO 27 de abril de 2020
5 razões para usar o Telegram na sua estratégia de marketing digital

Existem diversas redes sociais e uma delas surgiu como grande concorrente do WhatsApp. Com recursos diferenciados, menos limitações e novas possibilidades, o Telegram tem se mostrado uma boa alternativa para a comunicação com clientes e um aliado na estratégia de marketing digital.

Lançado em 2013, o Telegram tem hoje mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo (Google Play) e seu uso é parecido com o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas está disponível gratuitamente para download na Google Play e na App Store.

Confira abaixo os grandes benefícios do aplicativo para sua estratégia digital:

1 – Maior alcance com grupos e canais

Diferentemente do seu grande concorrente, os grupos no Telegram podem ser enormes, com até 200 mil membros. Além dos grupos, também é possível criar canais para envio de mensagens em massa, sem limite de participantes, utilizando ainda, um perfil empresarial como remetente. Enquanto os canais públicos podem ser encontrados por qualquer pessoa, através de uma pesquisa no aplicativo.

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Um outro grande diferencial da ferramenta, desta vez, em relação ao e-mail, é que a taxa de entrega no Telegram é de 100%.

2 – Comunicação assertiva com mensagens fixadas e hashtags

No Telegram há o recurso de “mensagem fixada”, em que pode-se manter uma mensagem no topo da conversa de um grupo. Assim todos os usuários serão capazes de vê-la mais facilmente e, com isso, a comunicação é facilitada.

Outro recurso interessante para a comunicação são as hashtags, que funcionam de forma similar às outras redes sociais. Ao falar sobre um tema específico, como #marketingdigital, pode-se utilizar a hashtag na frente do termo e, assim, ela se torna clicável. O que significa que ao clicar, o usuário vê todas as mensagens do grupo sobre este tema.

3 – Pesquisas de mercado rápidas com enquetes

O Telegram também é um aliado para realizar pesquisas de mercado rapidamente através do recurso de “enquete”. Para criar basta ser membro de um grupo e nele desenvolver sua nova pesquisa. É possível criar uma votação para ser respondida de forma anônima, se preferir.

A dica é utilizar a enquete de acordo com as necessidades da sua empresa. Desde pesquisa de mercado até para testar quais pautas podem ser mais atrativas no momento.

4 – Integração para atendimento de clientes

Algumas empresas de atendimento ao cliente possuem integração com o Telegram, centralizando a comunicação, aumentando a eficiência da equipe de suporte e facilitando o rápido retorno de solicitações. Assim, o Telegram pode ser facilmente adicionado como um canal de comunicação eficaz.

5 – Inúmeras funcionalidades com bots

Além dos recursos citados anteriormente, o aplicativo possui centenas de bots para os mais diversos fins, desde leitura de e-mails (Gmail), pesquisas no Google, até conversão de arquivos. Confira a lista completa de bots no site oficial.

Conclusão

O Telegram tem se mostrado um grande concorrente do WhatsApp, com recursos diversos e novas oportunidades para os profissionais de marketing digital incluírem em suas estratégias de comunicação. Ao explorar a ferramenta e suas inúmeras funcionalidades é possível ter insights interessantes, o que ajudará nas suas estratégias de acordo com os objetivos traçados.

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