7 dicas para transformar seu negócio em notícia

Por DINO 15 de dezembro de 2022
7 dicas para transformar seu negócio em notícia

Publicações na imprensa podem ser boa alternativa para fortalecimento de marca no digital

Em tempos de crise, diversos setores são prejudicados, como por exemplo, o emprego. E em momentos como este pode ser uma oportunidade para praticar o empreendedorismo e ir na contramão da turbulência. De todas as estratégias necessárias para alcançar o sucesso nos negócios, a comunicação é um fator indispensável para qualquer empresa que busca altos resultados. Virar notícia, e que seja notícia positiva, é o mesmo que ganhar espaço de prestígio na mídia.

Por conta disso, a publicação na imprensa tem sido um canal procurado por empresas para fortalecer a reputação. Levando em consideração esta importância, separamos algumas dicas que podem contribuir para seu negócio virar notícia:

1. Seja especialista no ramo

Quando uma pessoa opta por empreender — ou seja, abrir um negócio —, certamente sabe com o que vai trabalhar, pois tem conhecimento na área que começará a atuar. Mas não basta apenas conhecer sobre o nicho de atuação. É preciso ser especialista e conhecer cada vez mais seu negócio, mercado, concorrentes e entre outros aspectos. É interessante sempre se atualizar e realizar cursos com certa frequência, pois as áreas evoluem e é necessário estar atento a estas mudanças.

2. Propriedade e senso analítico

Não fale como se não tivesse certeza sobre um determinado assunto. Tenha propriedade, voz ativa e senso crítico sobre o assunto que for comentar. Leve informações de prestígio e embasadas em alguma teoria ou prática científica. O “achismo” não é válido em hipótese alguma. Se houverem, utilize estudos para sustentar argumentos. Estes podem ser cases de sucesso, análises de mercado (concorrentes) ou até mesmo pesquisas.

3. Gancho para seu conteúdo

É certo que na imprensa sempre será possível encontrar algum assunto relacionado ao seu negócio. Por isso, aproveite as oportunidades, ainda mais se for um assunto altamente discutido na web. Discorra para fazer um gancho com o seu conteúdo. Assim, pessoas que buscam pela internet sobre estas informações que você vai acrescentar em seu texto, também vão encontrá-lo com mais facilidade. Às vezes é necessário ir atrás do leitor. Sempre haverá pessoas interessadas e procurando o seu negócio, mas é preciso se apresentar.

4. Colaboradores também conhecem seu negócio

Sem sombra de dúvidas, os colaboradores da sua empresa são especialistas no seu negócio. Muitos deles têm ótimas ideias que podem contribuir e, muito, com conteúdos novos e ações de comunicação e marketing. Promova, em conjunto, ações internas com toda a equipe de comunicação, marketing, publicidade e recursos humanos, pois elas podem virar conteúdo e notícia. Empresas que valorizam colaboradores e promovem diversas ações costumam ser destaque na mídia.

5. Qualidade textual

A objetividade e a qualidade são dois pontos fortes e necessários em qualquer texto. Valorize este momento e prepare um conteúdo que todos vão entender. Tenha um discurso de fácil compreensão para atingir um público maior do que o planejado. E não se esqueça: preze sempre pela boa escrita respeitando a norma culta. 

Revise uma, duas, três vezes. E, se for preciso, revise mais algumas. De preferência, a revisão deve ser feita por outra pessoa, pois ao revisar o próprio texto o olho pode acabar “viciando” e deixando de notar alguns erros.

6. Eventos do segmento

Quer ver como as ideias para bons conteúdos surgem? É só frequentar os eventos relacionados ao seu segmento. Em acontecimentos assim, você pode obter mais conhecimento, técnicas, cases de sucesso e produzir muito material para opinar em seus textos de divulgação. Com repertório e experiências, será possível contribuir com quem lê e ganhar cada vez mais reputação na internet.

7. Estratégias de SEO, internet e redes sociais

Procure ler, ouvir e assistir sobre técnicas que posicionam melhor seu conteúdo na web. A Rock Content, por exemplo, disponibiliza alguns cursos para quem deseja conhecer e aplicar SEO e marketing de conteúdo em seu negócio. Valorize e movimente as redes sociais da sua empresa. 

As mídias sociais têm sido um dos meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores. As pessoas preferem confiar em opinião de outras pessoas do que em marcas, como aponta estudo. Por isso o marketing de influenciadores cresce a cada dia.

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas para considerar quando o assunto é virar notícia. É preciso estabelecer um plano de comunicação consistente e uma estratégia para se obter resultados positivos com publicações na imprensa.

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