Se você está cheio de atividades para esta semana e está ficando estressado com tanta coisa para fazer em um tempo tão curto, tudo pode ficar mais simples se você adotar algumas medidas para administrar melhor o seu tempo de vida profissional.
Seja em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal, devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário. Confira algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar seu tempo:
1. Organize sua mesa
Com seus materiais devidamente organizados, você não perderá tempo procurando documentos, pastas e relatórios. O mesmo vale para arquivos no computador, separe pastas específicas e sempre nomeie os arquivos de uma maneira que fique fácil achá-los quando precisar deles.
2. Descubra seus pontos fortes
Busque o autoconhecimento e use suas habilidades para trabalhar de maneira mais rápida e eficiente.
3. Evite distrações
Elas são as grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo pois faz você perder o foco, e não é fácil retornar.
4. Tenha uma agenda
Organize suas tarefas pessoais como eventos importantes, ligações a serem feitas, o prazo de pagar suas contas. Quanto mais organizada sua vida pessoal, mais fácil administrar o restante. Nela, você deve registrar tudo o que precisa fazer e priorize o que for mais urgente. Deste modo, no final do dia, quando estiver mais cansado, você terá apenas assuntos mais simples para resolver.
5. Divida as atividades
Separe as atividades que forem mais complexas em partes/etapas e distribua ao longo do dia para não passar períodos extensos focado num único tema.
6. Tarefas online
Tente solucionar o máximo de tarefas online ou pelo telefone, assim você evita filas e engarrafamento. Com essa tarefa, é possível dedicar o tempo que seria perdido em outros afazeres.
7. Antecipe-se
No final do expediente, deixe a agenda do dia seguinte preparada. Assim você pode aproveitar melhor os seus momentos de descanso, sem perder tempo no dia seguinte.
8. Descanse
É extremamente importante que você planeje intervalos para desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não estar disposto a realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente.