Muitos profissionais da área de comunicação sentem dificuldade para otimizar palavras-chave. São elas que determinam quem irá aparecer na primeira página do Google. E essa, sem sombra de dúvida, é o desejo de muitas empresas para conquistar visibilidade organicamente.
Primeiramente, definir e otimizar palavras-chave precisa deve ser um hábito constante para o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). É provável que, ao definir as palavras-chaves que serão utilizadas em um site ou blogpost, venha à sua mente todas as palavras relacionadas ao tema que procuramos.
Esta é primeira etapa e, consequentemente, uma das mais importantes nesse processo.
Os primeiros sistemas de busca surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 1990. As páginas eram bem simples, mas já cumpriam o trabalho de encontrar sites a partir de palavras-chave. O “Webcrawler”, criado por Brian Pinkerton, foi a primeira ferramenta a listar os 25 sites mais acessados na época, indexando-os.
Três anos depois, esse tipo de ação na web ganhou popularidade, resultando no nascimento de grandes buscadores como Yahoo (1994) e Google (1998).
No início de seu desenvolvimento, o sistema apenas apresentava as páginas por ordem alfabética. Contudo, o avanço tecnológico permitiu que fosse aplicado um método de filtragem por relevância
Em 2014, uma pesquisa feita pela Conversion (empresa especializada em SEO) revelou que 32,2% do tráfego de internet no Brasil é referente à busca orgânica (não paga) do Google e outros sites. É neste instante que o SEO se torna fundamental.
Em primeiro lugar, relembre que, para que a otimização seja benéfica, é preciso levar em consideração outros pontos do SEO. A Otimização para Mecanismos de Busca leva em consideração os seguintes fatores:
Depois de avaliar esses fatores, é hora de otimizar palavras-chave utilizadas em seu site. Uma dica que pode ser benéfica para a constante melhoria é criar uma tabela. Nela, você irá colocar todas as palavras-chaves que você utiliza em seu site com as determinadas urls de destino.
Esse processo pode ser trabalhoso, mas você pode iniciar com os principais termos para sua marca. Analise primeiramente se existem páginas que utilizam a mesma palavra-chave. Você consegue identificar facilmente isso utilizando a extensão de wordpress Yoast SEO.
Não adianta otimizar palavras-chave, mexer em todo o site se você não avalia o seu concorrente. Procure termos e veja como está o rankeamento dos seus concorrentes. Vale também analisar os temas de blogposts e principais páginas.
Entretanto, não adianta fazer um copia e cola de termos dos concorrentes e escrever textos parecidos. Essa estratégia é pensada para que você possa ter novos insights de palavras e entender como está o nicho.
Nessa avaliação, é possível criar uma tabela de análise. Tudo vai depender de qual é a sua necessidade e etapas de criação de novos texto.
Lembre-se: o objetivo de aparecer no topo da primeira página do google e conseguir mais cliques de pessoas interessadas. Não escreva textos ou crie páginas que não tenham relação com o público-alvo e a sua empresa.
Ao melhorar um texto, não é necessário colocar repetitivamente a palavra escolhida. Use variações e sinônimos. Imagine a experiência do leitor e pergunte-se: mesmo com a repetição, este texto é fluído? Meu leitor conseguirá captar a mensagem? A pessoa que clicar no meu site irá considerar esse conteúdo relevante?
Atualmente, existem sites que podem auxiliar na busca dessas variações. Outra forma de identificar a fluidez do texto é lendo em voz alta. Caso não identifique, volte para a página uma ou duas horas depois. Isso faz com que você enxergue melhorias relevantes tanto para o conteúdo quanto para a otimização de palavra-chave.
Para dar uma ajuda nesse processo de visibilidade, compartilhamos aqui uma lista feita pela Agência Mestre com 50 ferramentas de SEO, desde pagas até gratuitas e um texto do DINO sobre qual a importância de estar entre os primeiros do Google.
Em conclusão, é possível criar diversas estratégias para otimização de palavras-chave. O importante é realizar uma análise (procurando no google) o rankeamento de suas páginas e textos. O departamento de comunicação pode criar um ritual de análise a cada um, dois ou três meses.
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