Identidade visual corporativa para negócios: conceito e criação

Por DINO 29 de abril de 2020
Identidade visual corporativa para negócios: conceito e criação

Para uma marca obter sucesso ela precisa, além de prestar um serviço e atender as necessidades de seus clientes, expandir o seu alcance e ser reconhecida. Portanto, uma identidade visual corporativa é de grande importância para uma empresa. Pois através dela será possível estabelecer uma conexão com o público-alvo.

Em parceria com o Anatolii Riabyi, especialista de marketing da Logaster – serviço online para criação de marcas, vamos falar sobre o design corporativo, seus elementos e os métodos de criação.

Para que serve a identidade visual corporativa e por que ela é tão importante?

Identidade visual corporativa se trata do visual da marca, criado para atrair a atenção, aumentar o reconhecimento e identificar a empresa no contexto do mercado altamente competitivo.

Para que serve o design corporativo? A seguir, listamos suas principais funções:

  1. Criar uma imagem externa: se trata de dar vida a uma imagem exclusiva da marca, que será lembrada pelo público. Analisando as tendências atuais, fica claro que as marcas não promovem apenas produtos, mas também sua imagem. Quanto maior a reputação e o reconhecimento, mais oportunidades aparecerão para aumentar as vendas.
  2. Associatividade persistente: uma olhada rápida em qualquer elemento da identidade visual deve ser suficiente para reconhecer a marca. Por exemplo, ao ver as duas letras: “HP” logo reconhecemos o fabricante de equipamentos de computador.
  3. Se destacar dos concorrentes: hoje, praticamente não existem nichos de mercado onde não haja concorrência. Como se destacar e atrair a atenção dos clientes? Uma maneira é com a ajuda da identidade visual corporativa da marca.
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Elementos básicos do design corporativo

Os elementos da identidade visual corporativa incluem uma grande lista de atributos. Listaremos aqui somente os principais, que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de negar.

Nome

Este é um elemento de texto da identidade corporativa. O nome, juntamente com o slogan, é um reflexo conciso dos objetivos da sua empresa. O nome da marca deve ser único, fácil de lembrar, de ler e pronunciar. Se você planeja promover o um negócio no mercado internacional, verifique se o nome soa correto e sem ambiguidade nos principais idiomas.

Logo

Se o nome for o principal elemento de texto da identidade corporativa, o logotipo será o principal elemento gráfico. Ele cria uma imagem visual da marca para atrair uma audiência. O logo é usado em todos os componentes do design corporativo: do papel timbrado ao site da empresa.

Esquema de cores

Experimentos científicos comprovaram que as cores afetam a percepção. Uma das tarefas da marca ao desenvolver uma identidade corporativa, consiste em escolher uma combinação harmoniosa de tons que traduza a principal mensagem da empresa.

Exemplo de identidade visual corporativa

Vamos conferir um bom exemplo da criação de elementos visuais corporativos de sucesso, realizada pela marca Kallo, uma pequena empresa britânica fabricante de produtos naturais. Saudável e saboroso – a marca enfatiza estas principais qualidades do produto. O pássaro no logo enfatiza a conexão com a natureza. O estilo especial dos desenhos na embalagem simboliza que uma dieta saudável não é chata. Você pode cuidar de sua dieta enquanto desfruta de um alimento delicioso. Há um duplo significado por trás dos desenhos temáticos: eles denotam o principal ingrediente do produto.

As melhores maneiras de criar um estilo visual corporativo

1. Contratar um designer profissional

Se você encontrar um excelente especialista (ou empresa), o resultado será uma identidade visual corporativa única e perfeitamente pensada. Contudo, esta é a maneira mais cara. Nem todas as empresas podem se dar ao luxo de pagar por isto no começo.

2. Desenvolver o design sozinho

Isso é bastante viável se o proprietário da empresa (ou algum colaborador) entender a essência do produto, ter uma proposta única de venda clara e conhecer bem o seu público-alvo. Uma opção é criar várias versões do símbolo e testá-lo com os consumidores. Como resultado, terá as cores, o logo e outros elementos que causaram uma reação positiva. As desvantagens deste método são o recurso do tempo e o resultado não garantido.

3. Usar serviços online especializados

Estes serviços são o “meio-termo”. Oferecem um resultado de qualidade com um bom custo-benefício e sem envolver especialistas terceiros. Por exemplo, um logo de qualidade pode ser gerado usando o serviço do Logaster com apenas alguns cliques. Também é possível desenhar o layout do logo na tela do serviço Logoshi e o programa o processará.

Conclusão

A identidade visual corporativa é a base para identificar uma empresa moderna, não importa qual seja o seu ramo de atuação. Usando elementos visuais de fácil identificação, você chegará a um alto nível de reconhecimento e associatividade. Isso simplificará bastante a forma de promover uma marca no mercado e criará a base para o seu crescimento comercial.

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