Para uma marca obter sucesso ela precisa, além de prestar um serviço e atender as necessidades de seus clientes, expandir o seu alcance e ser reconhecida. Portanto, uma identidade visual corporativa é de grande importância para uma empresa. Pois através dela será possível estabelecer uma conexão com o público-alvo.
Em parceria com o Anatolii Riabyi, especialista de marketing da Logaster – serviço online para criação de marcas, vamos falar sobre o design corporativo, seus elementos e os métodos de criação.
Identidade visual corporativa se trata do visual da marca, criado para atrair a atenção, aumentar o reconhecimento e identificar a empresa no contexto do mercado altamente competitivo.
Para que serve o design corporativo? A seguir, listamos suas principais funções:
Os elementos da identidade visual corporativa incluem uma grande lista de atributos. Listaremos aqui somente os principais, que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de negar.
Este é um elemento de texto da identidade corporativa. O nome, juntamente com o slogan, é um reflexo conciso dos objetivos da sua empresa. O nome da marca deve ser único, fácil de lembrar, de ler e pronunciar. Se você planeja promover o um negócio no mercado internacional, verifique se o nome soa correto e sem ambiguidade nos principais idiomas.
Se o nome for o principal elemento de texto da identidade corporativa, o logotipo será o principal elemento gráfico. Ele cria uma imagem visual da marca para atrair uma audiência. O logo é usado em todos os componentes do design corporativo: do papel timbrado ao site da empresa.
Experimentos científicos comprovaram que as cores afetam a percepção. Uma das tarefas da marca ao desenvolver uma identidade corporativa, consiste em escolher uma combinação harmoniosa de tons que traduza a principal mensagem da empresa.
Vamos conferir um bom exemplo da criação de elementos visuais corporativos de sucesso, realizada pela marca Kallo, uma pequena empresa britânica fabricante de produtos naturais. Saudável e saboroso – a marca enfatiza estas principais qualidades do produto. O pássaro no logo enfatiza a conexão com a natureza. O estilo especial dos desenhos na embalagem simboliza que uma dieta saudável não é chata. Você pode cuidar de sua dieta enquanto desfruta de um alimento delicioso. Há um duplo significado por trás dos desenhos temáticos: eles denotam o principal ingrediente do produto.
Se você encontrar um excelente especialista (ou empresa), o resultado será uma identidade visual corporativa única e perfeitamente pensada. Contudo, esta é a maneira mais cara. Nem todas as empresas podem se dar ao luxo de pagar por isto no começo.
Isso é bastante viável se o proprietário da empresa (ou algum colaborador) entender a essência do produto, ter uma proposta única de venda clara e conhecer bem o seu público-alvo. Uma opção é criar várias versões do símbolo e testá-lo com os consumidores. Como resultado, terá as cores, o logo e outros elementos que causaram uma reação positiva. As desvantagens deste método são o recurso do tempo e o resultado não garantido.
Estes serviços são o “meio-termo”. Oferecem um resultado de qualidade com um bom custo-benefício e sem envolver especialistas terceiros. Por exemplo, um logo de qualidade pode ser gerado usando o serviço do Logaster com apenas alguns cliques. Também é possível desenhar o layout do logo na tela do serviço Logoshi e o programa o processará.
A identidade visual corporativa é a base para identificar uma empresa moderna, não importa qual seja o seu ramo de atuação. Usando elementos visuais de fácil identificação, você chegará a um alto nível de reconhecimento e associatividade. Isso simplificará bastante a forma de promover uma marca no mercado e criará a base para o seu crescimento comercial.