Você sabe o que é o geomarketing? Esse assunto ainda é inexplorado por muitas empresas e, por isso, deve conhecê-lo para adicionar em suas estratégias de marketing!
Apesar de o nome ser um pouco complexo, os resultados que as estratégias de geomarketing proporcionam são imensos. O objetivo dele é criar campanhas mais precisas e que visam o maior alcance do seu público-alvo por meio da localização.
Ou seja, o geomarketing possibilita, por meio de um mapeamento da localização, que uma empresa conheça melhor o seu público e, com isso, tenha mais chances de sucesso em suas ações de marketing.
Apesar da popularização do geomarketing ser algo recente, essa estratégia já era utilizada por meio do foco de atuação de um negócio em determinadas regiões, por exemplo. E com a expansão da tecnologia, esse trabalho ficou mais aperfeiçoado, criando análises mais inteligentes.
Dessa forma, é possível saber exatamente qual é o comportamento, rotina e principais necessidades dos seus leads (potenciais clientes) e consumidores.
Quer saber mais sobre geomarketing e quais são os seus benefícios? Então continue a leitura!
De forma básica, o geomarketing se trata de um conjunto de estratégias aplicadas, a partir da análise do público acerca de sua localização.
Há alguns anos atrás, para uma empresa de tratamento de água comprar um imóvel ou optar por construir o mesmo, por exemplo, ela poderia utilizar o geomarketing e verificar se a localização era favorável.
Mas nos dias de hoje, essa estratégia também pode ser analisada com a intenção de segmentar melhor as campanhas e ações de vendas e marketing, com base na localização.
Como resultado, o geomarketing faz com que as campanhas sejam personalizadas, e consigam atingir o público na hora e no lugar mais adequado.
Se você tem uma indústria de uniforme nr10, por exemplo, com a junção do geomarketing e das inovações tecnológicas, é possível realizar análises por meio do IP dos computadores dos leads e até mesmo pela utilização do GPS ativados. A partir desses dados, a empresa pode ter um maior índice de assertividade nas ações.
Há diversas maneiras de criar campanhas de marketing efetivas. Algumas dessas vêm por meio de referências, aleatoriedade ou até mesmo a partir de muito planejamento.
No entanto, entre todas elas, é preciso que a estratégia esteja totalmente direcionada ao seu público-alvo.
E uma das formas mais eficazes de fazer essa análise é descobrindo onde essas pessoas moram, quais locais frequentam, seus interesses, o que fazem para satisfazer suas necessidades, entre outros aspectos.
Ou seja, é preciso fazer um levantamento sobre todas as informações relevantes, e o geomarketing possui justamente essa função.
Imagine uma empresa que fornece molde de injeção de plástico. Com o geomarketing, será mais simples alcançar mais clientes, já que esse segmento é atuante de nicho.
Ao longo do post, ficou claro que, embora o geomarketing tenha se popularizado mais nos últimos anos, essa estratégia pode fazer com que a empresa ganhe vantagens competitivas e consiga atingir o seu público na hora certa e no local certo.
A partir dele, é possível obter os melhores resultados em suas campanhas e se desenvolver no mercado de maneira sustentável!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.