Divulgar seu negócio é uma forma de fazer com que as pessoas passem a conhecê-lo e assim se tornem clientes. É possível optar pelo marketing pago para que se obtenha melhores resultados, mas isso não significa que todo o processo leve mais dinheiro do que o necessário.
Existem algumas ferramentas gratuitas de marketing que podem ser utilizadas para aumentar o alcance das publicações e garantir melhores resultados. Conheça algumas delas.
Uma das ferramentas mais conhecidas e usadas é o Google Analytics, pois ele fornece dados que são valiosos para entender os resultados de campanhas, monitorar e elaborar novas estratégias de marketing.
Dentre algumas informações que ele fornece está a quantidade de visitantes, origem do tráfego, páginas mais visitadas, taxa de rejeição e comparação entre períodos do seu site.
Assim você pode analisar se as visitas do ano passado no mesmo período eram menores ou maiores e mensurar quais estratégias trouxeram melhores resultados, por exemplo.
O Mixpanel é outra ferramenta que permite monitorar os consumidores, porém, ela oferece alguns recursos que não estão disponíveis em outras plataformas.
As métricas são mais precisas, pois não consideram apenas as visualizações dos usuários, elas levam em conta as ações que foram realizadas no site e criam uma espécie de funil de vendas.
Por exemplo, se você tem um site que vende seguros, pode ser que a pessoa chegue até ele buscando uma dúvida sobre como funciona o seguro de carro, mas depois resolva fazer uma cotação.
Na hora de montar uma campanha, esses recursos podem ser bastante válidos, uma vez que permitem entender as preferências dos consumidores e fazer ações mais direcionadas.
Quem busca as palavras-chave mais acessadas para criar sua estratégia pode contar com o Google Trends.
Ele realiza as buscas e traz gráficos com a evolução da procura pelo termo em um determinado período e em quais regiões geográficas ele está em alta.
Por exemplo, ao ver que o termo ‘álcool em gel’ teve um pico de buscas em 2020 isso pode ser adaptado para o negócio de um comerciante, seja oferecendo como brinde ou incluindo em seu portfólio.
Se a ideia é monitorar as redes sociais com informações extras do que as oferecidas por elas, o Social Mention pode ajudar.
O principal objetivo dessa ferramenta gratuita de marketing é entender o que as pessoas andam falando sobre determinada marca e como ela é vista no mercado.
Para isso, a ferramenta reúne métricas como força, sentimento, paixão e alcance.
Para que não perca nenhuma postagem e nem precise acessar diferentes redes sociais para fazer o agendamento, o Buffer foi criado.
Com essa ferramenta é possível agendar os conteúdos de redes sociais como Twitter, LinkedIn, Facebook e Pinterest e deixar a agenda programada com antecedência.
Se não puder investir em um profissional do design para criar as artes das suas ações de marketing, é possível usar modelos prontos.
O Canva é uma das ferramentas gratuitas de marketing que podem ser usadas online e disponibiliza recursos para criar gráficos, infográficos, stories e dispõe de fotos e ícones que podem ser usados na imagem.
A plataforma conta com um tutorial que ensina a usar os recursos e você poderá usar os modelos já prontos da forma como estão ou fazer edições.
Na hora de enviar os e-mails marketing, o Mailchimp ajuda nessa tarefa, principalmente quando o número de envios não é muito alto. Esse é um serviço fácil de usar e intuitivo.
Com essas ferramentas gratuitas de marketing as suas ações podem ter resultados melhores e serão monitoradas para saber se está conseguindo atingir os resultados esperados. Usar mais de uma delas pode ser a combinação que faltava para impulsionar os negócios.
Esse artigo foi escrito por Jeniffer Elaina, Gestora de Conteúdo e SEO na Smartia Seguros.