Para que as estratégias de criação e comercialização de produtos e serviços sejam efetivas, é preciso moldá-las à mentalidade e preferências do público a quem se pretende atingir. Porém, você já parou para pensar em quantas mudanças ocorreram nas relações comerciais, nos últimos anos, com a chegada da era digital?
Nesse sentido, fazer marketing da forma como se fazia há 10 anos não trará mais os mesmos resultados de antes, visto que as visões e necessidades dos consumidores estão em constante transformação.
Por isso, estudar as práticas e técnicas de marketing empregadas na internet é tão importante, já que as pessoas estão mais conectadas do que nunca, e para que você seja visto por elas, também precisará estar.
Preparado para conhecer o novo marketing? Então confira esta lista com 3 grandes obras:
A chegada de novas tecnologias fez com que o marketing precisasse se adaptar à descoberta desse território desconhecido. Por isso, a nossa primeira indicação de leitura é a obra “A Bíblia do Marketing Digital”, de Cláudio Torres.
Nesse livro, você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre como é possível ajustar os processos de publicidade e propaganda e mergulhar de vez na inovação contínua.
O autor ressalta que essa mudança também impactou as características da humanidade e o modo de viver e de pensar do público, que agora busca mais informações e diversão, afetando diretamente as relações publicitárias e comerciais. Portanto, esse pode ser o seu grande manual para entrar de vez no mundo digital.
Saber complementar o uso do seu conhecimento com a internet e diversas tecnologias para ter melhores resultados no trabalho é ótimo, não é? Mas, conhecer técnicas que potencializam resultados é ainda melhor.
A obra “Hacking Growth”, de Sean Ellis, vai te ensinar sobre a técnica do Growth Hacking, cunhada pelo próprio autor, que tem a premissa de, a partir de hipóteses e experimentos, reconhecer falhas e desperdícios utilizando menos recursos.
Essa estratégia busca um crescimento contínuo rápido, o que é possibilitado pelo modo cíclico em que ela é aplicada, seguindo a sequência de: análise, idealização, priorização e teste.
Se eu fosse você, começaria agora essa leitura que pode alavancar seus resultados.
Por fim, a última dica dessa lista é a leitura do livro “A Cauda Longa”, de Chris Anderson. Com ele, é possível aprender a trabalhar com nichos específicos no seu negócio.
Hoje, a exposição das pessoas à internet faz com que elas tenham muitas informações a todo o momento, e com isso nasce a importância de fragmentar seu público a fim de gerar campanhas mais eficientes.
Assim, o autor traz diversos dados e estudos para mostrar como ocorreu a migração do público do mercado de massa para o de nicho, e oferece diversas dicas para que você possa começar a subdividir seus clientes.
Não perca essa chance de aprender a atingir em cheio seu público-alvo e entender todas as peculiaridades dos nichos no marketing digital.
Hoje em dia, não basta apenas estar nas redes para ser visto. Você precisa acompanhar as tendências do momento e entender o que se passa na cabeça dos clientes.
A complexidade dessas relações exige estudo e atualização contínua para operar de acordo com o que terá efeito diante do público. Além disso, manter uma relação próxima por meio das redes sociais facilita ainda mais a construção desse elo com o consumidor. Esperamos que esta seleção de livros te ajude a conhecer mais sobre o marketing digital.
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!