Fontes de pesquisa nunca são demais

Por DINO 31 de julho de 2015
Fontes de pesquisa nunca são demais

Reunimos algumas dicas de sites que podem ajudar na coleta de dados para matérias jornalísticas, releases e outros tipos de conteúdos

Quantas vezes você se perguntou: será que existe alguma pesquisa sobre esse assunto que possa embasar o que estou querendo escrever? Provavelmente, sim. Desde os tempos de escola, fontes de informação se mostraram fundamentais para qualquer trabalho que lide com as diversas áreas do conhecimento. Na carreira profissional não seria diferente.

Assessores de imprensa e repórteres, por exemplo, dependem muito dos dados divulgados por centros de pesquisa, universidades e institutos para dar fundamento e mais precisão aos seus textos. Além de informar, essas estatísticas servem como “termômetro” da realidade o que aumenta a relevância do material produzido. Contudo, é necessário despender um certo tempo para encontrar essas fontes e descobrir se elas possuem o tipo de informação desejada.

Por conta disso, resolvemos compartilhar nesse post alguns links de sites úteis que podem ajudar bastante no processo de levantamento de dados. Tome nota:

Agências nacionais reguladoras
Criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos no setor privado, as agências nacionais atuam em diversos setores da sociedade.

BBM
Considerada uma das mais importantes coleções de livros e manuscritos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na USP (Universidade de São Paulo) – Cidade Universitária, permite o acesso livre à aproximadamente 32,2 mil títulos.

Biblioteca Nacional Digital
Versão para web do maior acervo de livros, cartografia, iconografia, manuscritos, música, obras raras e periódicos da América Latina.

Centro de Cultura e Memória do Jornalismo
Página dedicada a arquivos e informações sobre a imprensa nacional.

Domínio Público
Acervo digital com conteúdo nacional divido em formatos como vídeo, textos, áudios e imagens. Algumas obras estão disponíveis para download e todas podem ser acessadas gratuitamente.

IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é uma das maiores referências em dados de pesquisa no país. É possível encontrar dados sobre “População”, “Economia” e “Geociência”. O acesso às informações é gratuito.

IBOPE
Maior empresa privada de pesquisa da América Latina, o IBOPE tem como foco a opinião pública e trabalha com televisão, internet, telefonia, entre outras.

INDE
O Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais conta com uma página dedicada a reunir e apresentar informações sobre transportes, meio ambiente, navegação, agropecuária, hidrografia etc.

Instituto Moreira Salles
Disponibiliza arquivos e dados sobre literatura e cultura em geral.

Ipea
Com foco em dados sobre macroeconomia, rendimentos, potencial de crescimento, políticas sociais e indicadores de consumo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada disponibiliza seus trabalhos tanto em versão online quanto impressa.

Labgis
Sistema com mais de 500 links repletos de dados geográficos do mundo todo. Também é possível sugerir fontes para a lista.

Observatório da Imprensa
O projeto voltado para pesquisa, análise e crítica à imprensa nacional também possui uma biblioteca digital com textos e livros disponíveis para consulta e download.

Portal da Transparência
Página dedicada à prestação de contas do governo para a sociedade. É possível ter acesso aos gastos e investimentos feitos pela união assim como os convênios criados.

Scielo
Biblioteca digital com periódicos brasileiros resultante de um projeto realizado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O acervo conta com publicações de áreas como Biologia, Ciências Sociais, Literatura, Arte e Engenharia.

Universia
Portal que reúne muitas informações sobre o mundo acadêmico e universitário.

Estas são algumas das fontes mais comuns e com acesso gratuito. Se você souber de outras, compartilhe a informação nos comentários! Boa pesquisa.

Jornalismo