É preciso saber o que evitar ao escrever um release na era da informação. Isso porque competimos a atenção dos jornalistas com milhões de conteúdos. Um bom release garante que uma marca ou assessoria consiga alcançar os seus objetivos de comunicação.
Por isso, desenvolvemos esse manual prático sobre o que você deve evitar ao escrever um release. Assim, as chances das estratégias de comunicação da sua marca serem melhores será grande.
Tome cuidado com erros gramaticais e concordância. Um bom texto deve respeitar à todas as regras da língua portuguesa. É claro que erros de digitação podem acontecer. Por isso, escreva o seu texto, revise-o e, horas depois, leia-o novamente.
Em caso de dúvidas, use um mecanismo de busca ou recorra ao bom e velho dicionário. Erros gramaticais em um release mostram ao jornalista que o trabalho não foi levado à sério. Se possível, encaminhe o material para um colega que tenha domínio da língua portuguesa.
O corretor gramaticar digital nem sempre está 100% correto. Por isso, não considere somente ele na hora da correção. Algumas dicas de bons sites para usar na correção: dicionário michaelis, dicionário de sinônimos, academia da língua portuguesa.
Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Um dos erros para se evitar ao escrever releases é tentar enrolar demais. Dê as informações necessárias, respeitando o bom e velho português. É claro que, um texto não pode (e não deve) contar apenas dois ou três parágrafos.
Como falamos anteriormente, a densidade de palavras em um release é importante no uso do SEO. Mas, é possível escrever um bom conteúdo com 500-700 palavras sem que o conteúdo fique maçante. O equilíbrio entre um texto com a quantidade ideal de palavras é quase uma arte.
Um texto curto pode ser eficiente, se estiver focado no conteúdo, e um texto longo, com conteúdo demais pode se tornar cansativo para quem está lendo. Na dúvida, tente responder com qualidade as perguntas do Lead Jornalístico (Quem? O que? Como? Quando? Onde? Por que?).
Esse não chega a ser um erro para evitar ao escrever release, mas sim após a produção textual. Pense em jornalistas e profissionais que atuem em áreas correlacionadas ao assunto do conteúdo. Não adianta enviar o material para um grande número de comunicadores, sendo que a maior parte deles não trabalha ou tem interesse pelo assunto.
O disparo deve e precisa ser estratégico. Opte pela qualidade dos profissionais que se interessariam pela pauta, e não pela quantidade que receberiam o disparo.
Não esqueça de colocar as informações de contato. Por mais óbvio que possa parecer, muitos jornalistas descartam releases bons por não terem a informação de quem escreveu. Portanto, um bom conselho para não vacilar nessa parte é: comece preenchendo o contato e depois escreva o texto do release.
Essa é uma dica para evitar ao escrever release e em todo tipo de texto. O título é o primeiro contato do leitor com o texto. É, basicamente, a porta de entrada da informação. Por isso, o desenvolvimento do título precisa ter estratégia.
Pense em qual título teria maior impacto no seu leitor. O que chamaria a atenção? O que ele representaria para o release? Uma boa dica é escrever o título após a finalização e revisão de todo o release.
Existem diversas dicas que podem ser empregadas à escrita do release e outros conteúdos. Dentre elas, a principal sempre será a dica número um evite erros gramaticais.
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