Estar nos resultados das pesquisas no Google e demais buscadores é fundamental para conquistar visibilidade – seja com seu site ou com informações e notícias a respeito de seu produto ou empresa. Somente nos três primeiros meses de 2022, aproximadamente 260 bilhões de pessoas visitaram o Google, segundo estudo da Similarweb. Por isso, conquistar posição na primeira página dos resultados pode ser um canal de impulsionamento.
O SEO (search Engine Optimization) é praticamente obrigatório para seu site ser visto na internet, além de ser um canal orgânico – ou seja, gratuito. Caso não opte por essa tática, terá que investir dinheiro em propagandas na web, que é o caso da mídia paga. Apesar de um ser pago e o outro não, os dois canais caminham em conjunto e harmoniosamente, caso sejam bem trabalhados.
Mecanismos de buscas como o Google analisam cada site indexado, fazendo uma varredura no conteúdo, verificando a relevância da informação e do veículo onde ela está publicada. Essas análises são feitas automaticamente e com base em critérios variáveis, já que a política de classificação está sempre mudando com base em algoritmos da ferramenta. Relacionamos alguns pontos básicos que devem ser levados em conta:
O número de apontamentos (links) de outros sites para o seu é conhecido como BackLink. Resumindo, é uma ligação de uma fonte na web para outra. Ele é gerado quando o endereço de uma ou mais páginas de seu site é citado como link dentro de outros sites, criando canais de entrada para seu veículo.
A utilização errada desta função na tentativa de burlar a análise do Google pode levar a punições e ter um efeito negativo em seu SEO, então cuidado. Utilize referências em outros sites que realmente sejam lógicas e tenham relação entre si e o conteúdo.
Uma maneira de conseguir Backlinks é por meio da publicação de “Guest Posts” (Post Convidado), que é quando você cria um conteúdo relevante para outro blog e sugere ao proprietário deste veículo a publicação de seu post com referência (link) para seu site. Assim, é possível fornecer conteúdo a ele enquanto “ganha um BackLink” em troca.
É possível ainda publicar textos noticiosos por meio da Agência de Notícias Corporativas Dino, que distribui simultaneamente o conteúdo em diversos sites de credibilidade, gerando assim links de referência, além de expor na web informação que pode ser direcionada ao seu público-alvo com o intuito de atrair e engajar clientes.
Na hora de fazer buscas na web, utilizamos palavras específicas relacionadas ao que desejamos encontrar, criando um funil de resultados direcionado às informações que procuramos. Essas palavras são conhecidas como palavras-chave, que são termos utilizados na web para encontrar produtos, serviços, ou qualquer coisa que esteja sendo procurada.
Por isso, é fundamental entender e conhecer muito bem seu produto e principalmente seu público, o que ele quer e o que ele pensa, para assim levá-lo até você. Faça um levantamento das principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e utilize-as na hora de produzir conteúdo para o site do seu negócio.
A velocidade de carregamento do seu site interfere na rapidez da informação. Hoje em dia, não ser rápido prejudica a fluidez da comunicação online e o algoritmo do Google não gosta muito disso. O site lento e pesado ,que demora a carregar, é um ponto negativo para os mecanismos de busca.
Logo, conteúdo como imagens devem ser tratados evitando excesso de tamanho/peso, sites com pouca imagem e que respeite o tableless (HTML+CSS) podem ser mais leves quando bem aplicados e melhorar a força no ranking Google. Clique aqui para avaliar o desempenho do seu site.
Ter o conteúdo do seu site constantemente atualizado significa maior variedade de informação para o usuário e, por consequência, maior movimentação do site. Isso mostra que nem seu site e nem seus leitores foram esquecidos. Ganhe pontos mantendo as informações atualizadas e criando novos conteúdos relevantes para seus usuários, sempre buscando utilizá-los com técnicas de SEO.
A agência Dino fornece notícias diariamente aos seus parceiros, com conteúdo de qualidade (que é revisado por especialistas), o que ajuda a aumentar a entrega de material renovado e de qualidade direcionado ao leitor do site parceiro.
Para o Google, é importante entender a navegação em seu site. Isso faz com que ele saiba se o site é ou não “navegável” para o usuário. Ou seja, se o site é intuitivo e apresenta conteúdo interligado entre si, sem ser apenas um monte de páginas desconexas. Por isso, exagere na usabilidade – seu usuário e seu SEO agradecem.
Seguindo algumas das dicas acima seu site será bem recompensado e beneficiado com exibição mais frequente nos resultados de buscas, favorecendo o aumento de acessos, tornando seu site mais visível e, no caso de e-commerce ou sites que usem Adsense, um aumento de receita.
Para ações mais fortes de SEO, a contratação de um profissional especializado pode se fazer necessária. Se quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos, baixe grátis o ebook de SEO para notícias clicando aqui.