Press release é um documento divulgado por uma assessoria de imprensa com o intuito de informar, anunciar ou esclarecer à imprensa sobre determinado fato que envolva a empresa assessorada. É através dele que os veículos de comunicação conseguem conhecer a companhia, seu produto, informações sobre determinado evento, entre outros dados. Para escrever esse texto, são necessárias algumas técnicas específicas que despertam o interesse do jornalista , para isso, existem ferramentas que facilitam o processo de produção e divulgação do conteúdo. Veja algumas dicas essenciais para se escrever um bom release:
Escrever textos divulgando apenas as atividades da empresa não são relevantes e muitas vezes não são lidos pelos jornalistas que procuram sempre por assuntos que agregam conteúdo para seus leitores. Por isso, procure por assuntos interessantes que tenham relação com a atividade da empresa.
Não basta apenas escrever um texto simples, é necessário pesquisar dados, imagens e verificar que veículos possuem o público alvo daquele determinado assunto.
A pessoa que irá ler o seu release muitas vezes não tem conhecimento sobre aquele assunto, tenha certeza de que todas as informações são claras e concisas e esteja preparado para responder todas as dúvidas. Não enrole para chegar ao assunto principal, vá direto ao ponto. Lembre-se que aquele jornalista recebe diversos releases por dia, se ele ler o primeiro parágrafo e não for interessante, com certeza seu e-mail irá para o lixo eletrônico.
O título é a parte principal do release, é através dele que o jornalista decide se irá ler ou não aquele texto, é a primeira parte de uma possível publicação. Faça um título chamativo, que desperte a curiosidade do profissional e procure não se estender muito.
Forneça informações reais e comprovadas. Destaque os pontos realmente fortes de sua empresa, ao invés de simplesmente dizer que é a melhor, a maior ou a mais interessante. Dados estatísticos e declarações oficiais são sempre interessantes.
Por mais que o seu release esteja completo, é sempre bom deixar um contato para que os jornalistas possam pedir mais informações ou tirar suas dúvidas. A pessoa deverá estar preparada para responder qualquer tipo de pergunta sobre a empresa, portanto ela deve estar inteirada sobre o release e outras notícias referentes à empresa. Coloque todos os dados de contato (telefone, e-mail, site) e fique a disposição.
Lembre-se que quem vai ler o seu release provavelmente não tem tanta intimidade com a sua empresa e nem com a sua parte técnica, portanto seja simples. O jargão pode tornar sua mensagem de difícil compreensão
Ao ler o seu release o jornalista deve visualizar o produto ou saber como o novo serviço funciona. Peça para alguém que não conhece o produto ler o seu release e faça com que ele descreva o que foi anunciado no release.
Sempre revise seu texto. Além de erros de gramática, erros de digitação podem acontecer. Releases cheios de erros darão uma visão desleixada de sua empresa. Revise seu texto, se possível, solicite que outra pessoa faça o mesmo. Muitas vezes, alguns erros podem passar despercebidos.
Para você escrever definitivamente textos perfeitos e complementar sua leitura, aqui está um ebook gratuito com os 10 erros mais cometidos na criação de um release, para você não errar nunca mais!