A assessoria de imprensa é uma das áreas de atuação para profissionais de comunicação social, jornalismo ou relações públicas que possui uma maior relevância no mercado. Uma área importantíssima que zela pela imagem de seu cliente (empresas e pessoas) agindo como um porta-voz deste com o público e com a imprensa fazendo com que suas atividades alcancem os interessados através dos diversos meios de comunicação disponíveis.
Quem atua com assessoria de imprensa possui uma grande gama de contatos que o acompanha, onde deve-se manter um relacionamento. Essa proximidade faz com que gere às aspirações de novos cantores, artistas já consagrados, empresas renomadas e aquelas que ainda precisam de orientação de como se portar em meio ao mercado e às novas situações, principalmente quando se trata de gestão de crise.
Por isso, um bom profissional de assessoria de imprensa deve ter características específicas para esse ramo, tão importante para o crescimento de empresas e pessoas públicas. Confira a seguir algumas delas:
Uma das mais importantes características que o assessor de imprensa deve possuir é uma boa abertura e um bom relacionamento com a mídia em geral, pois dentre as suas funções – como realizar coletiva de imprensa, elaborar releases, divulgar eventos, sugerir pautas aos meios de comunicação – há uma relação inerente de interdependência, que deve ser cultivada de maneira sadia.
A credibilidade é outra característica essencial para um assessor, pois tanto os veículos de comunicação como os clientes devem ter total confiança no profissional que presta este serviço. Caso este elo por ventura seja rompido, a relação do assessor fica bastante prejudicada entre as partes, dificultando trabalhos futuros e até a carreira profissional.
Pode até não se tratar de uma característica essencial, mas com certeza é uma condição facilitadora para se comunicar com pessoas, conseguir informações privilegiadas e até auxiliar no ganho de confiança dos clientes e meios de comunicação.
Enquanto a persistência deve ser administrada em doses homeopáticas, a paciência, por sua vez, deve vir como característica a ser utilizada todos os dias. Saber o momento de oferecer determinada matéria, esperar e enxergar as oportunidades, manter-se firme nos seus propósitos e entender a importância do tempo nas suas variáveis.
Nos dias de hoje, um bom assessor de imprensa deve ter domínio de pelo menos duas línguas, isso devido à globalização de marcas, aos grandes eventos internacionais, informações sendo compartilhadas de maneira viral, tudo acontecendo muito rapidamente e de maneira universal. O inglês, portanto, é uma dessas línguas fundamentais, sendo necessária uma excelente oratória e escrita para exercer de maneira plena suas atividades.
O profissional de assessoria de imprensa deve escrever muito bem, afinal, é através das palavras que ele monta as suas estratégias, divulga seu trabalho e se diferencia no mercado. É muito importante que os textos sejam cuidadosos e não apresentem erros, sejam eles gramaticais ou referentes a nomes e datas.
Assim, um assessor de imprensa que contempla todas essas 5 características, possui os elementos para se destacar no mercado não só pela sua eficiência, mas também por dar aos seus clientes todos os subsídios necessários para ser a sua voz com o mundo.