Poucos mercados são mais saturados que o de releases. Todos os dias, dezenas ou centenas deles chegam às caixas de e-mail de cada repórter do Brasil, muitos anunciando a próxima festa, coletiva de imprensa, peça de teatro, exposição de arte ou convenção política. Por que vale a pena insistir neles? Eis alguns bons motivos.
Pode parecer estranha a noção de que todo release é um cartão de visitas disfarçado. Mas é verdade. Quando o jornal precisar publicar sobre o lançamento de um livro e o repórter tiver uma dúvida sobre o horário (é 18h ou 19h?), a primeira coisa que ele vai fazer é conferir o release. Uma atitude é se basear no horário que está no release. A mais correta é ele telefonar para o número que consta no… adivinha onde? No release.
O release é redigido e publicado longe da curiosidade inesgotável dos jornalistas. O controle sobre seu conteúdo é total. Por isso, releases são perfeitos para definir quem vai ao evento. Uma “cabine” (exibição de um filme para jornalistas antes da estreia) pode reunir poucos colunistas de cinema ou vários repórteres com acompanhantes: de qualquer forma, um release é uma ótima forma de divulgá-lo. Afinal, o custo do evento é fixo (o filme vai passar de qualquer forma), basta chamar o pessoal. Se seu evento é do tipo com custos variáveis (requer coquetéis, comida, etc.), considere lançar o release apenas para repórteres selecionados e pedir confirmação de presença (o famoso e elegante RSVP).
Na hora de checar a potência do motor, a velocidade da conexão ou o preço do novo produto que será apresentado no evento, jornalistas muitas vezes vão recorrer ao bom e velho release. É uma faca de dois gumes – um erro nesse texto pode ser multiplicado muitas vezes na imprensa, por isso, atenção é fundamental ao redigir.
Se você incluir links no seu release, vai aumentar o tráfego para as páginas que está indicando. Da mesma forma, releases fazem parte da estratégia de SEO de qualquer empresa, que pode ter por objetivo querer seus releases como principal fonte de informação sobre ela mesma.
Investidores, patrocinadores e as pessoas que influenciam os releases ou mesmo as que os escrevem também consomem releases. Comunicar os congressos, lançamentos e os palestrantes que a empresa está recebendo pode atrair novas parcerias. Como já explicamos aqui, o ideal é integrar o lançamento de releases no cronograma de atividades de marketing da empresa, planejando os assuntos a serem abordados conforme a demanda da organização.
Se Marilyn Monroe e James Bond nos permitem, releases são os diamantes do assessor de imprensa: são seus melhores amigos e também eternos. Uma vez publicados, releases se tornam parte permanente dos registros públicos da empresa, acháveis e baixáveis no futuro. Ter em mente essa sombra do futuro, mais do que qualquer outra coisa, é razão suficiente para divulgar seu evento via release. E então, de que forma você pretende divulgar seu próximo evento? Comente!