A realização de um evento exige múltiplos esforços por parte do realizador, mas uma coisa é certa: é preciso direcionar uma atenção especial para as estratégias de divulgação. Informar sobre o acontecimento do evento para a imprensa é uma ótima maneira de atrair público e reforçar o branding da marca.
Um método promissor utilizado há anos por profissionais de assessoria de imprensa e marketing é enviar releases sobre eventos. Nele, além das informações indispensáveis, é preciso ser atrativo para chamar a atenção do receptor.
Neste blogpost reunimos dicas indispensáveis para caprichar no release do seu evento e torná-lo um sucesso.
O release de evento é um texto elaborado por assessores de imprensa, jornalistas ou profissionais de marketing. Quando pronto, é enviado à imprensa para informar sobre a realização do evento.
Pode ser considerado uma das etapas finais do processo de divulgação, visto que sucede um plano de comunicação que deve ser bem estruturado. É importante atentar-se a dois detalhes: clareza e concisão.
Os receptores, geralmente, lidam com um grande volume de releases. Por isso, é importante que o conteúdo seja atrativo o suficiente para conquistar a devida atenção.
Um bom plano de comunicação antecede todo o processo de divulgação. Nele, serão definidas informações essenciais sobre o evento e o público para que seja possível realizar uma comunicação assertiva.
É preciso estudar as proporções do evento para entender qual será a dimensão da divulgação. Há necessidade de segmentar por cidade, estado ou país? Quanto aos canais, a promoção será feita por quantidade ou estará presente apenas nos maiores? A comunicação será direcionada ao nicho do evento ou ocorrerá de forma massiva?
Os dados a serem levantados dependerão do evento, uma boa análise do time de marketing será capaz de entender quais são as necessidades do plano de comunicação.
Somado aos resultados obtidos pelo release enviado, apostar algumas fichas em um divulgador de notícias pode ser uma boa opção. Esse serviço garante que o seu conteúdo será publicado em veículos relevantes. Desta forma, não é necessário se preocupar em ter o seu release acatado ou não por jornalistas que emplacam pautas espontâneas.
A DINO, maior agência de notícias corporativas do país, realiza esse trabalho oferecendo, inclusive, serviços de produção de notícias. Caso prefira, também é possível escolher enviar seu próprio conteúdo e ter a revisão feita por uma equipe de jornalistas e redatores experientes. De qualquer forma, o release será publicado em grandes portais de notícia, como no exemplo abaixo:
Como dito anteriormente, o release precisa ser suficientemente atrativo para se destacar dentre o volume de informações recebidas pelos jornalistas diariamente. Para isso, utiliza-se o padrão de escrita jornalístico de pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes no topo.
Este será o primeiro contato do profissional com o release, por isso deve ser bem pensado. Hoje em dia, por mais que os releases impressos ainda circulem, costuma-se realizar com maior frequência o envio por e-mail, por isso é interessante se atentar ao tamanho, para que não seja cortado. Inserir um ou dois emojis para destacá-lo na caixa de entrada pode funcionar.
É o complemento do assunto e serve para incluir informações adicionais e completar o sentido.
Responder as famosas perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?
Adicionar detalhes que possam ser interessantes, como o histórico do evento, fotos ou vídeos que agreguem etc.
Inserir um intertítulo, geralmente chamado de serviço, que reforça as informações mais importantes, como a data, local, horário, forma de ingresso e para qual público é direcionado.
Como visto, criar um release atrativo aos olhos de um jornalista exige algumas técnicas. Ao aplicá-las no seu conteúdo, certamente ele se destacará por conta da qualidade agregada. Com um bom plano de comunicação para o evento, é possível atrair visibilidade, construir autoridade e fortalecer o branding.