Seja pelo modo particular (por e-mail – selecionando especificamente o jornalista) ou pela plataforma DINO – Divulgador de Notícias, certamente o envio de um release à imprensa exige de você um trabalho minucioso e estratégico de comunicação. Reunião para levantar ideias, seleção do que é notícia relevante, entrevistas com a fonte (seu cliente), produção de conteúdo (release) etc. Depois que o texto é publicado, chega a hora de colher e mensurar os resultados, uma etapa presente em qualquer plano de comunicação de agência ou assessoria de imprensa.
Sendo assim, separamos algumas dicas, tarefas e caminhos que você deve seguir para alinhar este trabalho, utilizando o a plataforma DINO como meio de divulgação online. Veja:
Periodicidade de envios: não adianta! É preciso ter um cronograma para tudo. Claro, sabemos que, às vezes, uma notícia não pode esperar para sair. Neste caso, é absolutamente permitido quebrar o cronograma de publicações. Mas o que não é correto é enviar conteúdo à imprensa a qualquer hora, momento, com qualquer assunto (às vezes nada relevante). Determine um calendário de publicações.
Release não faz milagre: é preciso compreender que enviar um release, independentemente do meio, não significa que o conteúdo será publicado em grandes portais. Antes desta impressão, lembre-se que ainda há critérios de noticiabilidade que são considerados pelos veículos de comunicação (relevância, proximidade, amplitude etc.); outro ponto importante é reconhecer que cada veículo possui sua própria linha editorial e normas técnicas internas.
Aguarde o Relatório: depois da publicação pela plataforma DINO, você terá um relatório com algumas métricas para serem observadas. Este recurso contempla Gráfico, que permite ver a quantidade de visualizações nesta notícia; arquivo PDF, um recurso fundamental que permite exportar a notícia para compartilhar ou imprimir, utilizando como um relatório físico ou online; Distribuições, um menu que exibe todos os sites parceiros que publicaram seu conteúdo; Mailing, onde você vai identificar a quantidade de jornalistas que receberam o seu conteúdo no modelo newsletter; e, por fim, Interação Social, métricas em redes sociais.
Replicar conteúdo em outros portais: já imaginou que follow vai muito além de vender uma pauta que não tenha sido divulgada anteriormente por nenhum canal? O que quero dizer é que é possível você negociar também que o jornalista replique sua matéria, ou seja, após publicação utilizando o DINO, recomende o link das suas publicações para enviar, de modo pessoal e direto ao jornalista, sugerindo que ele replique no portal em que trabalha ou até mesmo elabore uma matéria mais profunda com a sua pauta. Isso funciona!
Sala de Imprensa: se o seu cliente ou até mesmo você, assessor, possuir um site institucional, que tenha um canal específico para notícias, aproveite para replicar também estes conteúdos em seu site. Se for o caso, abra um espaço no site dedicado ao seu cliente na mídia. Já para você, assessor, utilize da mesma forma como o portfólio da sua equipe/empresa de comunicação.
Todas estas dicas, ou melhor dizendo, serviços, fazem parte da etapa final de um plano de comunicação voltado à imprensa. É o que as equipes de assessorias de imprensa chamam de mensuração de resultados. A etapa em que colhemos aquilo que foi semeado durante todo o processo de comunicação antes do envio do material (release, press kit etc.) à imprensa.
Assim como o processo feito por conta própria, com a plataforma do DINO – Divulgado de Notícias não é diferente. Você prepara todo o seu plano de comunicação voltado à imprensa e, somente depois, envia seu conteúdo por meio do DINO. Você terá um relatório completo e dinâmico para arquivar, medir e apresentar os resultados da sua divulgação.