Se “uma imagem vale mais que mil palavras”, uma ideal para uma publicação online vale outras mil. Certamente você já deve ter ouvido ou lido a primeira frase em algum lugar. E, se você trabalha com comunicação, tenho certeza que conhece a frase e sabe das diversas importâncias dela no conteúdo que produz.
Não é comum ver problemas relacionados a imagens, mas quando acontece pode ser um problema para o seu conteúdo, isso quando não lhe trouxer outros problemas, como por exemplo, a utilização dela sem autorização do autor ou em casos que apresentam pessoas sem que elas tenham autorizado. É neste sentido que pensamos em elaborar um conteúdo que abordasse, de forma simples, um pouco mais do que é certo ou não na escolha de uma imagem para conteúdos divulgados à imprensa. Vejamos:
Primeiro, antes de tudo mesmo, é válido lembrar que estamos produzindo um conteúdo para divulgação à imprensa. E sabendo disso, é que, em seguida temos que lembrar que estamos lidando com a reputação do nosso cliente, então assim como devemos ter cuidado com o conteúdo (ler e revisar), com a seleção da imagem não é diferente. Então, a primeira dica é: revise-a também!
Muitos conteúdos jornalísticos no formato de artigo vêm com imagens do próprio autor. Talvez não seja interessante utilizar uma fotografia do responsável pelo artigo, mesmo que seja de ótima qualidade. O ideal mesmo é que você opte por outra que esteja relacionada com o assunto do texto.
Em casos de imagens utilizadas de pessoas sem autorização ou as produzidas por profissionais (fotógrafos e designers), você terá violado os direitos de imagem e direitos autorais. São dois problemas diferentes, mas com impactos altamente negativos que podem levar a processos judiciais. Então, cuidado com sua escolha, mesmo que tenha dificuldade para seleção da ideal para o seu texto.
Cuidado com imagens que não são relacionadas com o assunto (as genéricas). Identifique em seu texto o foco e opte por uma que faça ligação a ele. Ela precisa estar em harmonia com o texto. A imagem também é texto e, por isso, ela deve trazer informações semelhantes ao conteúdo para não confundir e, em alguns casos, até ter interpretação equivocada pelo leitor.
Bom senso e estratégia são fundamentais para a união eficaz de texto e imagem para publicações online. Existe uma infinidade de bancos de imagens gratuitos, como o MorgueFile, de diversos gêneros e segmentos. Lembre-se que ela chama muito atenção, portanto, deve ter o mesmo peso que o conteúdo textual, para que nem ela e nem o texto tenham pesos distintos.
E você, conhece algum outro banco de imagens gratuito? Compartilhe conosco nos comentários!
Quer saber mais como fazer suas publicações decolarem? Baixe grátis o ebook “Ferramentas Infalíveis para seu Power Release Decolar” e descubra como é fácil melhorar seus resultados.