O marketing no metaverso, uma das novas apostas tecnológicas, pode ser rentável para empreendedores. Entenda como se preparar para o novo ambiente
O mundo moderno trouxe com ele o lançamento contínuo de novas tecnologias. Entre as mais comentadas no último ano, está o metaverso. E é claro que profissionais já se perguntam como o marketing no metaverso irá funcionar e o que devemos esperar.
Mesmo que essa tendência ainda esteja em desenvolvimento por especialistas, é importante que comunicadores comecem a se planejar. O novo universo já tem até previsão para se tornar massivo. Essa foi a previsão dada foi entre cinco a dez anos pelo criador do facebook, Mark Zuckerberg.
Atualmente, algumas empresas são convidadas pela marca para realizar pequenas experiências. Estas são chamadas de pílulas pela Meta.
Antes de entender como será o Marketing no Metaverso, é importante entender o que é esse novo espaço virtual. Para explicar esse espaço de forma fácil, iremos usar um exemplo. Você se lembra do Second Life? O jogo que imitava o The Sims, mas que era possível ter uma vida.
O Second Life era um simulador da vida real. No game, era possível namorar avatares de pessoas reais, ter um trabalho e até uma casa. O Metaverso é mais ou menos isso. É um ambiente virtual tridimensional onde poderemos ter interações por voz e visão “real” através dos óculos 3D.
No metaverso, o usuário conseguirá ter reuniões, ir a shows, conhecer artistas, conhecer parques virtuais entre muitas outras experiências do “mundo real”.
A proposta é que a vida aconteça através do metaverso. Com isso, fica a pergunta: como será o marketing no metaverso?
A intenção é que o usuário esteja dentro do próprio conteúdo, como o próprio Mark Zuckerberg disse. Assim, os conteúdos publicitários deverão considerar essa imersão. Isso dá mais espaço para a criatividade das agências e profissionais. Será importante oferecer soluções diferenciadas do que o cliente já está acostumado.
Alguns games já começaram a testar. Um exemplo foi a Brahma, que criou um bar dentro do jogo GTA para fazer parte do grupo que estava ali. A intenção inicial da marca não foi vender, mas ser lembrada dentro do game.
Quando o metaverso estiver de fato pronto, as marcas irão investir seus esforços profissionais e financeiros nesse tipo de visibilidade. Por isso, o empreendedor já deve começar a estudar a plataforma e desenhar “possíveis” campanhas de imersão.
Como esse ambiente é imersivo, mais do que nunca o marketing no metaverso contará ainda mais com o suporte de uma área em específico: a tecnologia. Como será possível adquirir um produto virtual com moeda real, essa estrutura precisará ser pensada a fim de evitar fraudes.
O marketing no metaverso deixará a empresa cada vez mais próxima do cliente. Ou seja, o departamento de comunicação precisará investir forças em campanhas imersivas. O cotidiano do profissional de fato irá mudar, sempre pensando na tecnologia.
O lado bom é que a união dos departamentos de uma empresa será extremamente necessária. Não será possível pensar em comunicação sem ter um especialista em tecnologia. Assim, o profissional deixa de olhar apenas para a sua área de atuação e começa a enxergar o todo com mais afinco.
O cotidiano poderá mudar com reuniões imersivas, onde os ambientes virtuais serão usados para reuniões corporativas. A moda terá uma forte mudança, já que cada usuário terá o seu avatar e poderá personalizá-lo.
Como já ressaltamos, o metaverso ainda não saiu do papel. Mas diversas empresas de peso no mercado estão investindo fortemente na tecnologia e em espaços virtuais. Isso nos traz a certeza de que haverá mudança no marketing e na forma de relacionamento com o cliente.
É importante que o profissional sempre esteja atento aos desdobramentos do metaverso e o que grandes negócios estão fazendo sobre o assunto. Vale iniciar um rascunho de estratégias que o marketing pensaria em realizar com o que se sabe até agora.
O comunicador deve começar a pensar em campanhas imersivas. Pensar como o público-alvo do negócio reagiria diante da novidade. Qual seria as curiosidades do mesmo dentro do ambiente virtual? Não é necessário desenvolver peças rapidamente, mas começar a pensar o que seria feito na nova rede social.
Antes de pensar sobre o marketing no metaverso, é preciso acompanhar de perto como está sendo o desenvolvimento da plataforma. Depois, deve-se fazer um levantamento do que se entende sobre a nova tecnologia até agora. Esse conhecimento será o pilar da estruturação de novas campanhas (sejam elas para o metaverso ou apenas para a imersão na vida real).