O plano de comunicação de uma assessoria de imprensa inicia, primeiramente, com estudos e conhecimento sobre o seu assessorado. Logo em seguida, os jornalistas preparam uma reunião para definição de pautas que serão sugestões para a imprensa. Até aqui muitos devem conhecer o processo, mas em alguns casos esquecem ou não sabem o que fazer depois. Simplesmente mensuram os resultados e encerram os trabalhos. Na verdade, ainda tem uma segunda etapa que também é importante: a pós-publicação.
Se sua empresa tem foco em comunicação digital, certamente estará conectada às principais redes sociais. Hoje em dia é fundamental uma empresa explorar o leque de opções que a internet oferece, na maioria das vezes gratuitamente, e criar um perfil para cada uma das mais utilizadas redes sociais e alinhar sua comunicação a elas.
Partindo então do ponto em que a ação de comunicação de uma assessoria de imprensa chega à publicação, é hora de conhecer, explorar e trabalhar a pós-publicação, valorizando e colocando credibilidade nesta que podemos intitular de segunda etapa do processo de comunicação.
A pós-publicação vai além da primeira mensuração de resultados, quando você faz uma clipagem e colhe o conteúdo divulgado em portais e apresenta ao seu cliente. É possível aumentar os números deste primeiro resultado fazendo uma divulgação que impulsione o conteúdo em busca de interatividade. As redes sociais são os principais meios para isso.
Se você ainda não tem perfis em redes sociais, procure identificar qual delas você pode utilizar para promover o seu negócio. O Facebook, por exemplo, é uma das principais, e independentemente do seu serviço, sua empresa precisa ter uma Fan Page para promover comunicação no sentido de vendas e relacionamento com clientes e consumidores.
Segundo pesquisa da Excelacom, empresa de consultoria e tecnologia, o Facebook registrou um total de 701.389 logins por minuto, o que define e justifica a importância deste espaço para aplicar uma estratégia de comunicação eficaz.
A rede social de Mark Zuckerberg é ideal para publicação de conteúdo em forma de posts simples, com links, imagens, marcações de páginas e utilização de hashtags, o que gera uma interação excelente em seus posts. O perfil em Fan Page é gratuito e depende de uma conta pessoal para ser criado.
Vale lembrar que a interação em seu link com conteúdo divulgado à imprensa acontece de diferentes formas: as curtidas, compartilhamentos e comentários em seus posts gera um feed na linha do tempo do amigo destes fãs da sua página, o que pode chamar a atenção destes e induzi-los a acessar o conteúdo; sem contar nos acessos diretos ao link original.
O Twitter é outra das redes sociais mais utilizadas e que traz ótimos resultados. O microblog exige de você criatividade dentro de 140 caracteres. Isso mesmo, você tem este espaço para mesclar imagens, link (encurtado), texto, hashtags e marcações de outros perfis. Todos estes elementos juntos podem elevar muito o seu link. A mesma pesquisa da Excelacom mostrou que em 1 minuto, a rede social contabilizou 347.222 twittes (posts).
Existem ferramentas que automatizam o envio de conteúdo para as redes sociais, e você não precisará, necessariamente, ter que fazer um trabalho manual. Aproveite o recurso com o Twitter e Facebook.
Sala de Imprensa
Site é um ambiente indispensável para qualquer empresa. É como se fosse o cartão de visitas do seu negócio, portanto, precisa ser tecnologicamente acessível e adaptável a qualquer dispositivo.
Ainda não é comum, mas deveria ser, um espaço no site dedicado às notícias que são publicadas à imprensa, que nomeamos como Sala de Imprensa. Neste local é possível reunir, além de contatos dos assessores, links e feeds das redes sociais, e os links das notícias que foram divulgadas. Isso gera mais ranqueamento delas e do seu site nos buscadores.
O trabalho de pós-publicação dever ter foco e ser feito de forma organizada. Não exige experiência para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, mas estar atento em pequenos detalhes pode otimizar os resultados, como os melhores horários para publicações. E, acredite: tem horário certo para gerar melhor interação do post. A internet também está cheia de diversos materiais didáticos, truques e dicas para a utilização destes serviços, como ebooks que o DINO – Divulgador de Notícias Online produz.
Então, no sentido de elevar resultados de comunicação, principalmente conteúdos enviados aos portais de notícias, podemos afirmar que a mensuração de resultados da pós-publicação é o encerramento de todo o processo de comunicação.