Se ainda existe uma preocupação na área de jornalismo dentro do imenso campo da comunicação é sobre o seu futuro. Com a convergência das mídias, momento em que surge e evolui tecnologicamente a internet, o jornalismo passa a ser campo de estudo do que fornecer estudo àqueles que iniciam a carreira. Por quê? Pois deixa de ser apenas uma plataforma única possibilitando (com a internet) a reprodução da comunicação de diferentes maneiras.
Com esta realidade, a internet passa a ser a plataforma principal ou mais utilizada para difundir ideias e transmitir informação. Ela é, até mesmo, utilizada para emplacar uma matéria em um veículo impresso – trabalho das assessorias de imprensa, produzindo textos – releases e enviando-os para mailings de imprensa (contatos de jornalistas de diversos veículos de comunicação) geralmente com plataformas que distribuem em massa.
E é a partir deste campo dentro da comunicação, o de envio de conteúdo à imprensa, praticado por assessores de imprensa e relações públicas, que a área vem ganhando discussões sobre seu futuro – preocupando alguns e trazendo otimismo a outros. Então, a questão: temos mesmo que nos preocupar ou a evolução tecnológica dentro da comunicação está trazendo outros caminhos e possibilidades que possam somar às tradicionais? Talvez um pouco de otimismo nos ajude a pensar e “reinventar” o jornalismo.
Esta discussão, quando falamos do importante trabalho das assessorias de imprensa, vem justamente quando surge esta “reinvenção” da área, ou estratégias que vêm para somar às atuais. Como é o caso do serviço de Digital PR, termo que vem de public relations ou relações públicas, que está abrindo um novo caminho para a divulgação de conteúdo via web, sem fechar os caminhos tradicionais explorados desde 1906 quando os surgiu a assessoria de imprensa.
Uma vez que a internet é um dos principais meios de comunicação, o assessor precisava encontrar mais alternativas para somar em seu trabalho, facilitando e otimizando o processo na obtenção de novos resultados, mas sem deixar de continuar investindo na divulgação espontânea, ou seja, a sugestão de conteúdo negociada com o jornalista e que vira notícia no impresso, na TV, no rádio ou mesmo em portais.
Esta nova alternativa de publicação de conteúdo no modelo Digital PR, que traz publicação garantida e possibilidade de engajar melhor o conteúdo por meio de recursos de SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo, sempre visando o melhor resultado nos buscadores web, já é oferecida pelo DINO – Divulgador de Notícias Online, como única empresa no Brasil a oferecer serviços que inovam e elevam os resultados das agências e assessorias de comunicação e empreendedores que investem em visibilidade online.
Devemos ser mais otimistas e não pessimistas com o futuro da comunicação. Entender e aceitar o que está a caminho para agregar às transformações da área, que por sua vez exige de nós adaptação é o caminho para saber explorar o novo e encontrar novas soluções. Digital PR, por exemplo, vem para somar, construir autoridade, difundir ideias e explorar marketing de conteúdo de empresas que buscam alcançar boa reputação online. Parece pouco, mas este novo modelo de publicação de conteúdo online, o Digital PR, ainda é novo e tem muito a ser discutido e explorado, e vai trazer muitos benefícios para quem investir em divulgação de notícias online.