Como falamos anteriormente nesse artigo, newswire (ou divulgador de notícias) é um serviço prestado para divulgar notícias, informações e releases em sites e na mídia. Agora, vamos explicar como usar newswire pode fortalecer a imagem da sua marca.
Por ser um espaço livre para compartilhamento de notícias e releases, a newswire realiza a distribuição do material para jornais, jornalistas, editorias e blogs. Diferente do disparo exclusivo, que não garante a publicação do material, a newswire garante a publicação do texto.
Algumas pessoas podem se perguntar “usar newswire pode gerar visibilidade?”. A resposta é sim! Quando um negócio é citado como fonte principal de uma notícia ou é a própria notícia, automaticamente os leitores “conhecem” o negócio.
E, por uma marca ser citada em um grande portal da mídia ou em um blog com grande número de tráfego, ela se torna mais conhecida.
Mas, para conquistar a visibilidade do público-alvo correto, é preciso usar newswire com estratégia.
Por exemplo: se a sua empresa está diretamente ligada ao mercado financeiro, a visibilidade dela seria maior e mais abrangente em um portal de empreendedorismo, um blog sobre economia ou um portal sobre finanças.
Assim, o leitor que será impactado com a notícia da sua corporação terá muito mais interesse em conhecer a marca.
Quando um jornal utiliza uma fonte e/ou empresa em uma notícia, nós entendemos que aquelas referências são especialistas no assunto.
Pensando nisso, quando uma marca é citada como fonte principal da informação, quem lê entende que ali está o melhor do mercado. Logo, se tiver interesse no assunto, buscará a empresa —-gerando autoridade de marca.
Outro exemplo é quando algumas pessoas estão pesquisando sobre um empreendimento no Google. Ao encontrar um link dentro de um portal noticioso que fala sobre o negócio, ela automaticamente entende que a empresa tem grande seriedade.
As redes sociais podem ser vistas como um grande canal de informação atualmente. Entretanto, a mídia continua possuindo grande peso sobre a veracidade de cada notícia e fonte.
Inclusive, é por isso que o Dino segue uma rigorosa política editorial, já que nossos parceiros prezam pela qualidade do conteúdo. Isso faz com que todo material divulgado por nós seja visto com veracidade.
Como explicamos, usar newswire para alcançar os objetivos de comunicação da marca pode ser uma boa estratégia. Entretanto, alguns assuntos não podem ser divulgados pelo Dino ou qualquer outra newswire.
Mas por quê? Primeiramente, como explicamos no tópico anterior, cada portal noticioso precisa — e deve — garantir a veracidade e qualidade do que é publicado. Milhares de pessoas lêem as notícias que saem ali. Por isso, alguns temas ferem o padrão editorial.
Atualmente, o Google dá visibilidade para sites que têm outros links dentro do seu site. Por exemplo, quando escrevemos artigos, colocamos outros textos para complementar a leitura. Essa ação melhora o SEO, que tem total relação com aparecer na primeira página do Google organicamente (ou seja, sem o tráfego pago).
Os mecanismos de busca analisam também a qualidade dos backlinks (links usados em seu site que estão em outras hospedagens).
Usar newswire vai garantir que a sua empresa seja falada em portais noticiosos. Estes, por sua vez, são vistos como fonte de informação pela inteligência artificial quanto para os leitores.
Quando os backlinks levam à blogs, é analisada a qualidade do site e número de tráfego. Se a newswire possui parceria com bons blogs, logo você terá backlinks de qualidade gerados.
Usar newswire é uma ótima ferramenta para assessores, agências, empresas e profissionais de comunicação. Com uma estratégia de comunicação bem alinhada, o negócio consegue conquistar visibilidade, autoridade e relevância para o mercado. Caso você tenha interesse em usar a newswire na sua estratégia, basta preencher este formulário.