O release é uma ferramenta utilizada para visibilidade. Mas, é possível otimizar release com SEO para alcançar resultados melhores. O SEO, por sua vez, tem o mesmo objetivo: tornar uma página mais visível. Por isso, muitos profissionais uniram as estratégias de um para obter-se um bom material.
Antigamente, assessores de imprensa disparavam releases a diversos jornalistas. A ideia era de quanto mais, mais exposição do assunto. No entanto, na era digital, a estratégia passou por uma certa remodelação. Hoje, bons releases possuem estratégias para que possam ser bem vistos tanto por jornalistas quanto pelo Google.
Por isso, o Dino reuniu algumas dicas de SEO para usar em seu release e torná-lo ainda mais atrativo.
É preciso usar as principais diretrizes para a produção. Mesmo pensando em otimizar, a estrutura é a mesma. O bom gancho é o alinhado de um texto de qualidade.
Primeiramente, pode-se pensar em uma palavra-chave. Ela deve ter ligação com o assunto em que se fala. O Google usa as palavras-chaves para indexação das páginas dentro do buscador.
Uma das principais ferramentas de SEO é a definição de palavras-chave. Então esse primeiro passo ajuda na ideia central do texto e também na otimização. Essa mesma palavra precisa ser repetida algumas vezes ao longo do texto.
É preciso ressaltar que esta repetição precisa deixar a leitura fluída. Não adianta apenas repeti-la no meio do texto. Para otimizar release com SEO, coloque a palavra escolhida em lugares estratégicos.
Caso você tenha alguma dúvida em definir qual será a palavra-chave, use algumas ferramentas. A primeira é o bom e velho google: você pode digitar algumas palavras e ver a quantidade e qualidade dos conteúdos produzidos.
Existem outros modos que também podem otimizar o tempo do assessor de imprensa. O ubersuggest é uma ferramenta em português. Na opção gratuita, o usuário consegue verificar a quantidade de conteúdos com a palavra; dificuldade e principais títulos usados.
O Google Trends pode dar bons insights para a criação de novos releases. Já o SemRush possui as versões paga e gratuita, mas é possível utilizá-lo para uma rápida consulta.
Densidade e dificuldade de texto na hora de otimizar release com SEO
Entre as práticas de SEO, está a do texto conter frases curtas e poucos parágrafos por intertítulo.
Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, mostra que os assessores preferem por materiais mais densos. Isso porque, um release maior contém mais informações e diversos ganchos para o assunto.
Outro aspecto importante é a dificuldade do texto. Evite termos complexos e que poucas pessoas entendam. Isso não significa que o release será pobre. Muito pelo contrário, é possível usar uma linguagem formal e acessível.
Os hiperlinks são aquelas palavras grifadas (geralmente em azul) em um texto. Após clicar em cima da palavra, o leitor é direcionado para outra matéria que complemente o assunto. Incluir eles em um texto torna a leitura mais completa, além de melhorar a indexação no Google.
Mas vale ressaltar que a qualidade dos hiperlinks também é avaliada. Afinal, eles precisam complementar a leitura. É recomendável que sejam usados links de dentro do domínio do site e de outros domínios também.
Para conseguir bons backlinks, é possível contar com serviços estratégicos.
Como o Dino ajuda a otimizar releases com SEO
O Dino é uma newswire. Dentro das soluções, é possível ter bons backlinks para usá-los como hiperlinks.
Com uma ampla parceria entre blogs e portais noticiosos, nossos clientes conseguem ter hiperlinks de qualidade para otimizar releases com SEO. Quando o Google avalia que a url hiperlinkada possui um grande volume de tráfego e tem notoriedade, ele entende que aquele é um bom link.
Outro aspecto é que quando um leitor clica em um hiperlink dentro do texto e é direcionado para portais noticiosos, ele reconhece aquela empresa como uma autoridade. Assim, os backlinks impactam diversas partes de uma estratégia: leitores e mecanismos de busca.
É possível otimizar releases com SEO facilmente. Mas, para isso, as regras de uma boa estrutura devem ser seguidas. Ao acrescentar algumas das estratégias citadas neste artigo, o conteúdo pode alcançar ainda mais pessoas. Se você também deseja possuir bons backlinks para seu release, clique aqui.
Se quer saber como usar o SEO em notícias, temos um artigo voltado para o assunto.