O Linkedin, nos últimos anos, se tornou o maior canal de conexões profissionais, promovendo mais facilidade aos processos seletivos, às trocas de experiência entre atuantes da mesma área, ao networking e, também, à relação entre empresas e clientes potenciais. Além disso, atualmente, o Linkedin é uma ferramenta indispensável para pessoas que desejam se manter atualizadas e bem posicionadas no mercado.
O mais comum no Linkedin foi sempre encontrar profissionais de Recursos Humanos prospectando candidatos e candidatos buscando vagas de emprego. Porém, hoje, o Linkedin vai muito além dessas funções, se estendo à prospecção de clientes/leads potenciais por parte de vendedores e SDRs e à criação de conteúdo de valor na rede, como forma de garantir mais autoridade.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Linkedin em 2021, a rede social chegou a 51 milhões de usuários no Brasil. A comunidade brasileira, segundo o levantamento, cresce, em média, 14% ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China, sendo a quarta maior no mundo todo. Ademais, a pesquisa apresentou um aumento de 35% nas conversas e no engajamento e 29% de crescimento no compartilhamento de conteúdo.
Milton Beck, Diretor geral do Linkedin na América Latina, afirma: “Estamos aqui para aqueles que estão buscando seu primeiro emprego e também para os que já viveram boa parte de suas vidas profissionais, os que querem fazer negócios e os que estão pensando em uma mudança de carreira. Do norte ao sul do país, temos pessoas com os mais diferentes objetivos, mas com a certeza de que há um LinkedIn para cada uma delas.”
Com base nessas informações, fica mais evidente a importância de manter um perfil bem estruturado e interessante aos olhos dos visitantes, independentemente do objetivo com o Linkedin. Se esse objetivo for prospecção em vendas, essa importância se torna ainda maior, pois potenciais clientes precisam entrar no perfil do vendedor e sentir confiança e credibilidade.
Desse modo, 6 pontos significativos para se atentar no Linkedin são:
A primeira impressão é a que fica. Sua foto é o seu cartão de visita. Adicione uma imagem com boa resolução e fundo simples. Não use selfie e nem fotos distantes e, se possível, faça uma análise da sua foto com o aplicativo Snapper.
Pode ser o logotipo da sua empresa, a capa do seu livro, um evento em que você é um palestrante, uma captura de tela do seu portfólio mostrando imagens em miniatura do seu trabalho ou até uma imagem que tenha relação com a sua área de atuação.
Insira sua atual posição na empresa, utilize palavras-chave estratégicas (você pode buscá-las na ferramenta Ubbersuggest). Adicione sua especialidade, nomeie grandes clientes ou empregadores se preferir e escreva uma descrição cativante do que você faz.
Preencha todas as informações do seu perfil. No resumo profissional, descreva o que você pode oferecer e suas vivências em outros empregos ou em cursos/faculdade. Transcreva suas experiências profissionais nos cargos, principalmente o atual, e preencha os seus principais certificados, cursos, competências, etc.
Faça conexões diárias com o público-alvo, conecte-se com os leads que você deseja interagir via Outbound e até com os leads que você está interagindo via Inbound. Busque por grupos do segmento e acompanhe as publicações semanalmente. Interaja e compartilhe conteúdos com frequência e, o mais importante: não seja apenas um vendedor, seja um membro ativo na sua comunidade.
Percorra sua timeline e comente algo que lhe interessa; adicione novas pessoas, comente em publicações, curta e compartilhe conquistas e conteúdos de valor, dê uma olhada em quem visualizou o seu perfil. Se você está começando, tente escrever um artigo ou publicação por mês, compartilhar algo pelo menos uma vez na semana, ter novas conexões pelo menos duas vezes por semana e interagir em grupos e comentários pelo menos uma vez ao dia.
O público, sendo recrutador, cliente, ou apenas uma conexão da mesma área, deseja entrar no seu perfil e sentir credibilidade. Por isso, é fundamental manter o perfil do Linkedin atualizado, bem estruturado e com conteúdos que demonstrem conhecimento, experiência e prova social. Ao se conectar ou se comunicar com alguém no Linkedin, a primeira impressão que fica é a do seu perfil. Sendo assim, se posicione como autoridade e como especialista da área em que atua e procure compartilhar conteúdos relevantes, construtivos, atuais e de qualidade profissional.