Quando falamos de estratégias de SEO é inevitável não abordar backlinks. E quando o assunto é backlinks, nos dividimos entre links dofollow e nofollow. Ambos compõem a tática de Link Building, que visa conquistar links qualificados e relevantes de outros sites.
Afinal, conseguir links apontando para o seu site é peça-chave para alcançar uma boa posição nos resultados dos mecanismos de busca. Daí, cabe ao algoritmo a responsabilidade de rastrear esses apontamentos por meio dos links entre os sites.
Por meio dessa estratégia, torna-se possível aumentar a autoridade e reputação de um site nos mecanismos de busca. Na prática, o objetivo final é melhorar o posicionamento do site para maximizar o tráfego, recebendo mais visitantes e visitantes qualificados para o negócio.
De acordo com Brian Dean, do Backlinko, a quantidade de domínios de referência é considerado um dos principais fatores mais importantes de classificação para o Google.
Confira, no gráfico abaixo.
De um lado, temos os links dofollow. Popularmente, chamados de links “normais”. Ou seja, eles permitem que os buscadores apontem de volta para o seu site ou blog. Neste caso, a ‘citação’ será levada em conta no ranqueamento. O que é conhecimento no mercado por Link Juice, devido às métricas de PageRank.
PageRank nada mais é do que o sistema de pontuação que avalia a qualidade e o número de links de cada site. Sua função é atribuir aos sites uma pontuação de autoridade que vai de 0 a 10. Para efeitos de curiosidade, é possível checar o PageRank de qualquer site. Basta acessar checkpagerank.net.
O Dino, por exemplo, tem uma pontuação de 5/10. O Portal Comunique-se tem 7/10. O Terra, parceiro do Dino, tem 8/10, por exemplo.
Já do outro lado, os links nofollow, não impulsionam o PageRank com a mesma proporção. Afinal, em via de regra, não permitem o ‘apontamento’ de volta. Esse tipo de link possui uma modificação no código HTML, indicando aos mecanismos de buscas que não devem segui-lo.
Vale destacar que, apesar de não haver o ‘apontamento’, o link funciona, no texto, como um hiperlink normal.
Veja, abaixo, como funciona na prática a mudança de código HTML para que um Link seja identificado como nofollow.
Fonte: NeilPatel
Para visualizar links nofollow é simples. Existe uma extensão gratuita do Google Chrome, onde é possível localizá-los facilmente.
Ciente disso, você pode estar se perguntando. Se links dofollow contribuem de forma direta para o PageRank e os nofollow não, por qual motivo foram criados?
Para explicar, precisamos voltar no tempo. Precisamente em 2005. Há 17 anos surgia o atributo nofollow. O principal motivo? Eliminar as táticas de SPAM realizadas para potencializar SEO de sites à época.
Usuários usavam (e abusavam), principalmente, os espaços de comentários em blog para indexar links.E o pior, tal manipulação ajudava a fomentar o PageRank dos sites, melhorando o posicionamento nos buscadores.
Resumindo, o atributo nofollow surgiu para facilitar o controle de links e dar aos usuários o poder de “dizer” ao Google quais links ele não deveria seguir.
Na teoria, entre trabalhar com atributos dofollow parece mais vantajoso ao se comparar com uso de atributos nofollow. Mas na prática, não funciona assim. Se bem aplicado, links nofollow podem ser grandes aliados de sua estratégia de SEO.
Afinal, como citamos acima, não deixam de ser hyperlinks. Logo, contribuem expressivamente na geração de tráfego para as páginas apontadas. Criando, por conseguinte, uma estratégia à efeito de cascata para o link building do site.
Para efeitos de curiosidade, no livro SEO Fitness Workbook 2016, o autor Jason McDonald acredita que links nofollow podem ajudar diretamente em SEO, apesar de ter a hipótese de que o Google desvaloriza o peso da ‘contribuição’ em torno de 90% a 95%. Ou seja, o peso para SEO de links nofollow gira em torno de 5% a 10%, de acordo com o autor.
Confira, abaixo, trechos do livro em que ele fala a respeito deste assunto.
“A primeira impressão é que os links nofollow não ajudam em nada o SEO. Esta é a posição oficial do Google e comumente posição na comunidade SEO. No entanto, (há sempre um no entanto em SEO), minha opinião é que nofollow links realmente contam, e pode ajudar seu SEO. Google, provavelmente desvaloriza o peso dos links nofollow para a melodia de 90% ou 95%, mas eles ainda parecem ter algum peso.”.
A priori, o primeiro grande impacto de Links nofollow na estratégia de SEO é sua função como hyperlink. Resumindo, sua função como pilar para gerar tráfego orgânico para o site. E, naturalmente, o tráfego é imprescindível para qualquer empresa que atua no digital.
Segundo Tiago Tessmann, idealizador da da Mentoria Conversão Extrema e uma das grandes referências de tráfego no Brasil, enxerga o tráfego da seguinte forma:
“O tráfego é a sua audiência e é um dos pilares mais essenciais para que seu negócio fique de pé. Será através do tráfego que você vai conseguir atrair novos clientes, conquistar mais seguidores, ter mais fãs, mais leitores e o que mais você planejar.
Tenha o tráfego como o público que entra e sai de seus projetos, aquelas pessoas que chegam até você para descobrir no que você pode ajudá-los. Trate-os com muitos respeito e se dedique em trabalhar conteúdos que sejam de relevância para eles”.
Certamente, o peso de links nofollow no SEO juice é inferior aos dofollow. Mas não podemos simplesmente descartá-los. Pelo contrário. Links nofollow são muito mais úteis do que a maioria dos usuários acredita.
E quando o assunto é a contribuição de nofollow para SEO, Jason McDonald não está sozinho. Há outros estudos no mercado que seguem a mesma linha de raciocínio.
Além de Jason McDonald, há outros estudos que acreditam que links nofollow contribuem para SEO. Para se ter uma ideia, uma análise compartilhada pela SemRush mostrou o impacto de links nofollow no crescimento de rankings.
SEOJet ranking history for “backlink software”
O Dino é uma agência de notícias que distribui conteúdos a sites parceiros. Esses conteúdos possuem o formato de notícia, com cunho jornalístico, e são publicados em veículos de comunicação, como Terra, O Globo, Valor, entre outros. Desde veículos da grande imprensa a veículos de nichos específicos do mercado.
Dentro da gama de sites parceiros, existe veículos que trabalham apenas com atributos dofollow e, outros, apenas com atributos nofollow. A questão é, ao produzir uma notícia e divulgar pelo Dino você consegue além de gerar visibilidade na mídia, melhorar o SEO do seu site. Seja por meio de um apontamento direto ou não. Conforme vimos ao longo deste artigo.
Afinal, conquistar backlinks de sites com extrema relevância é o sonho de qualquer marca que deseja alavancar a estratégia de SEO. Como sabemos, quando o assunto é link building, menos é mais. É mais valioso obter (poucos) apontamentos de sites de peso, com alto PageRank, a obter (vários) apontamentos de sites com baixa pontuação pelo Google.
Links nofollow devem ocupar um espaço significativo em sua estratégia de marketing digital. Afinal, são primordiais para gerar tráfego orgânico para o seu site. E quando falamos em tráfego (qualificado),aumenta-se expressivamente as possibilidades de gerar mais conversões. Seja leads, por meio de preenchimentos em formulários, ou até mesmo vendas diretas. Além disso, contribui, ainda, para o SEO Juice, mesmo que de forma inferior aos links dofollow.