A visibilidade empresarial ou visibilidade de empresa consiste em uma série de ações, geralmente do departamento de comunicação, para destacar uma companhia para seu público-alvo.
Destacar-se entre a concorrência pode ser uma tarefa difícil, principalmente na era digital. E, ao contrário do que muitos pensam, a visibilidade não está ligada apenas ao orçamento, mas também às boas estratégias traçadas pelo departamento de marketing, assessoria e/ou comunicação.
Inclusive, a importância de estar dentro do mundo digital foi ressaltada durante a pandemia da Covid-19, que acelerou um processo que já era esperado acontecer.
Em uma pesquisa realizada pela RD, 70,9% das empresas afirmaram que já viam uma necessidade de melhorar os processos de Marketing e vendas e que, durante a pandemia, realizaram essas melhorias.
A visibilidade na internet é um dos fatores para ligar o negócio ao público-alvo. É por isso, inclusive, que diversas empresas investem cada vez mais em recursos como anúncios em plataformas como o Google Ads.
Essa exposição online facilita que as pessoas encontrem a sua empresa de forma fácil e rápida. E, a consequência dessa visibilidade empresarial não é apenas um aumento nas vendas, mas a melhora na reputação e na credibilidade da marca.
Mesmo as empresas que oferecem soluções B2B buscam serviços em nos buscadores digitais.E, mais do que isso, procuram informações para saber se aquela companhia é considerada confiável ou não.
E uma das formas de considerar uma empresa confiável é por meio do conteúdo que a mesma produz. Ela possui um blog? Está presente nas redes sociais? Algum portal noticioso já citou aquela empresa em uma matéria?
Por sua vez, os mecanismos de busca tendem a colocar na primeira posição sites que atendem às boas práticas de SEO e possuem bons backlinks, como já falamos neste artigo.
Inclusive, a empresa americana Backlinko já mostrou em algumas pesquisas que links bem ranqueados tendem a receber mais cliques e, consequentemente, mais vendas.
É um consenso que um cliente fidelizado à uma marca é uma das maiores buscas de uma empresa. Essa conexão permanente vai para além de um conceito de marketing, afinal, esse vínculo precisa ser construído a longo prazo.
Isso se deve ao fato de que uma audiência qualificada se torna um “lover” da marca. Ou seja, um verdadeiro fã de tudo que uma empresa realiza. Inclusive, o termo foi empregado pelo Lego, onde a marca incentiva que os próprios clientes criem e compartilhem suas criações. Ou seja, o próprio cliente passa a criar conteúdos para a marca.
Alice in Wonderland – LEGO Ideas Project
A construção dessa audiência qualificada precisa envolver estratégias de vendas, que possuam todos os dados básicos e comportamentos do cliente.
Inclusive, essa audiência também pode deixar de ser qualificada. De acordo com a pesquisa The Future of Costomer Experience, de 2018, realizada pela pWc, 49% dos consumidores da américa latina desistem de comprar novamente em uma empresa por uma experiência ruim.
Inclusive, os seus clientes de hoje podem te ajudar a entender cada vez mais os comportamentos da sua persona ideal. Se o seu objetivo é visibilidade empresarial, nada mais importante do que conhecer a fundo a sua persona, correto?
Entender o tipo de comportamento do seu cliente, mesmo que fora da relação empresa-serviço pode te auxiliar a elevar a credibilidade da sua marca.
Por exemplo: o seu público-alvo costuma ler jornal? Ou acessar um portal noticioso? Será que se a sua empresa aparecesse em um portal midiático na internet, isso poderia auxiliar os objetivos da sua marca?
A divulgação de notícias corporativas em portais relevantes é uma maneira eficaz de alcançar um grande número de pessoas com um custo relativamente baixo. Isso além dos outros benefícios, como a conquista de backlinks de qualidade, que podem auxiliar na qualidade do seu site.
No entanto, é preciso ter em mente que a visibilidade empresarial vai muito além de apenas uma ação. A credibilidade de uma marca é construída ao longo dos anos, com diversas ações montadas pelo departamento de comunicação e assessores.
Ou seja, é necessário que o serviço de newswire, ou seja, de divulgação de notícias corporativas seja parte da estratégia de comunicação, e não apenas algo pontual.
A visibilidade empresarial, bem como a credibilidade e reputação da marca nunca foram tão importantes para empresas que querem se manter crescendo. Por isso, é preciso continuar atento não apenas à persona, mas em como complementar as estratégias do departamento de comunicação da sua marca.
Uma das formas de complementar é utilizando o serviço de newswire, ou uma agência de notícias, onde a divulgação de notícias corporativas em blogs e portais de notícias relevantes amplia a visibilidade da empresa no âmbito digital. Quer saber mais? Clique aqui.