Confira agora 3 exemplos reais de como é possível fazer a criatividade virar notícia:
1) “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”
Pra começar, quem não se lembra da polêmica gerada pelo Conde Chiquinho Scarpa, em setembro de 2013, quando em uma série de posts inusitados o milionário anunciou, via redes sociais, que enterraria seu carro predileto, um Bentley Continental Flying Spur, em sua mansão no tradicional bairro paulistano dos Jardins?
Pois o inusitado “sepultamento” virou notícia com enorme repercussão (internacional, inclusive) e hoje, como todos sabemos, não se tratava de mais uma previsível excentricidade do milionário paulistano; na verdade, tudo não passava de uma ousada ação de marketing, sem precedentes – e não era iniciativa da fabricante automotiva.
A campanha foi criada pela “Leo Burnett Tailor Made” e teve como mote a frase: “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos” ação empreendida em parceria com o governo federal e a Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos.
E foi em um curioso evento que reuniu toda a imprensa e que contou inclusive com transmissão ao vivo pela televisão aberta, ao lado da cova e rodeado de coroa de flores, no ápice de jogar a terra sobre o automóvel, que o Conde convidou os presentes para uma coletiva em um espaço previamente organizado em sua mansão.
Em rede nacional, o Conde acabou com o mistério: tudo era uma ação para promover a semana da campanha de doação de órgãos e tecidos, que naquele ano iria acontecer entre os dias 23 e 27 de setembro.
2) “Preta Gil, se a concorrência não faz o que você quer comer, o Giraffas faz”
Em março de 2017, a cantora Preta Gil apareceu, em um suposto flagra, “armando um barraco” na fila de um restaurante Bob’s. O motivo da confusão, segundo Preta, seria o fato de que atendente do Bob’s se teria recusado a acrescentar bacon em seu lanche. Então a cantora, nervosa, aparece no vídeo agitando uma grande fila e se oferecendo para entrar na cozinha e preparar, ela mesma, o desejado hambúrguer.
Não é preciso nem dizer que o vídeo se tornou um viral dado a influência de Preta, considerada a “Rainha das redes sociais”; ela garante ser a primeira artista brasileira a ter entrado no Instagram, há cerca de cinco anos, onde conquistou mais de 3 milhões de seguidores. Afirma ainda que mantém funcionários dedicados exclusivamente ao serviço de bloqueio de seguidores das suas movimentadas redes sociais.
A publicação alcançou mais de um milhão de visualizações em apenas um dia. Sem falar no engajamento. Por exemplo, um influenciador postou para a cantora: “Ei Preta Gil, você é das minhas! NÃO MEXE COM A MINHA COMIDAAAAA!!! #MeRepresenta #BarracoDaPreta”
O Bob’s, por sua vez, em resposta chegou a mudar a sua foto de capa, colocando uma imagem de um lanche com bacon “artesanal”, como a cantora citou no polêmico vídeo, mas quem não deixou de aproveitar a oportunidade mesmo foi o Giraffas, que simplesmente construiu um histórico de participação em polêmicas do mundo do fast food (como a bem-sucedida parceria com o Burger King, após a rejeição do McDonald’s).
Com muito bom-humor, o Giraffas publicou, também nas redes sociais, um convite para que Preta Gil experimentasse o hambúrguer “Megabrutus”: “Preta Gil, se a concorrência não faz o que você quer comer, o Giraffas faz. Não precisa de barraco na fila, é só clicar aqui para escolher nosso restaurante mais perto de você, chegar lá e pedir o Megabrutus. Fácil, né?”,
Para mais detalhes desta notícia, confira: http://exame.abril.com.br/marketing/giraffas-preta-gil-barraco-bobs/
3) Nike reúne arte, música e cultura sneaker em SP
O Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março de 2017, marcou a inauguração da Casa Air Max, espaço para experiências da Nike, na capital paulista. Do dia 08 até o dia 26 do referido mês, sempre aos finais de semana, a marca promoveu treinos de corrida, shows e outros serviços em comemoração aos 30 anos de seu tênis mais icônico, que leva o nome da casa.
Para receber o projeto, um casarão na Avenida Paulista foi totalmente customizado pelo artista Arlin Graff, e uniu em um só espaço arte, música e cultura sneaker. Foram escalados os rappers Emicida e Karol Conka, além do DJ Zegon e banda Metanol, músicos que têm uma proposta de valor que a Nike acreditou se associar com a marca. Além de parceiros, os artistas também participaram como cocriadores de atrações que aconteceram no local.
Em entrevista, Tim Stuijfzand, diretor sênior de marketing da Nike do Brasil, afirmou que “a Casa Air Max funcionou como uma tela para expressar a cultura urbana nos mais variados sentidos: esporte, música, comportamento, estilo e sneakers, claro. Também como uma oportunidade de redefinir, revolucionar e expressar a cultura jovem de uma maneira colaborativa, corajosa e disruptiva”, analisou.
Um dos muitos diferenciais do casarão foi o espaço “Rebels On Air”, onde os participantes tiveram a incrível oportunidade de criar sua própria música e ser VJ por um dia. Em uma outra sala, batizada como “Atmos”, a proposta foi oferecer serviços de Sneaker Refresh (limpeza e dicas de cuidados com sneakers Nike) e customização, o que surpreendeu os participantes.
Ainda rolaram atividades sensoriais, como na “Sala Vapor Max”, em que foram explorados os benefícios da tecnologia Air e, na “Sala Masters of Air”, em que o público pôde conhecer os modelos exclusivos de Air Max de alguns colecionadores. Para fechar com chave de ouro, foram oferecidos serviços de cabeleireiro, barba, maquiagem e nails bar, além de um espaço interativo em que o público pôde tirar uma foto 360.
Agora imagine o engajamento que tudo isso gerou nas redes sociais?
Para mais detalhes desta notícia, confira: http://propmark.com.br/anunciantes/nike-reune-arte-musica-e-cultura-sneaker-em-sp
E aí, impressionado com estes cases de sucesso? Pois saiba que com criatividade, estratégia e muito empenho é mais do que possível fazer o seu negócio também render uma grande notícia.
Você pode conferir o post “Pergunta crucial: como começar minha notícia”, que certamente pode te ajudar a dar os primeiros passos.
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