Convenhamos: a “credibilidade”, que uma empresa possui pode ser o primeiro gancho para fazer com que o seu cliente em potencial não desligue o telefone, ou bata a porta na sua cara, mas decida conversar com você.
Neste sentido, Aristóteles, que foi o primeiro escritor a falar sobre retórica, dizia que este convencimento (tão comum no dia a dia do vendedor) se dava se três elementos estivessem presentes, sendo “ethos” o primeiro deles.
“Ethos” & notícia
“Ethos” está relacionado com a credibilidade que o vendedor e a empresa em que atua constrói com a postura e a reputação junto a seu cliente.
O vendedor poderá conquistar essa confiança junto a seu interlocutor não somente no momento da venda, mas muito antes dela.
A título de exemplo: o cliente conheceu (por meio de terceiros, ou até mesmo por meio da imprensa) algo de negativo sobre a sua empresa. Naturalmente, isso lhe causou uma “má fama”, ou uma má reputação. Diante disso, quando você, vendedor, for telefonar para o cliente e bater à sua porta, uma única coisa irá passar pela cabeça do seu cliente em potencial: desconfiança; e não é sem razão: o histórico que essa pessoa tem da empresa que você representa é negativo, e portanto, muito dificilmente essa irá desejar fechar negócio com você, e nem mesmo conversar com você.
Por outro lado, imagine que o seu cliente em potencial leu uma notícia da empresa em que você atua, impulsionada pelo DINO – Divulgador de Notícias Online. A notícia é boa, situa a empresa que você representa positivamente entre dados de pesquisa e análises de mercado, e foi publicada em grandes portais (que por si só já emprestam credibilidade).
Este é o segredo para adquirir “ethos”, credibilidade, que precede a confiança em um bom negócio junto ao cliente. É a carta na manga de um bom vendedor.
A partir daí, uma vez conquistada a confiança do cliente por meio da reputação que a notícia possibilitou, é bola pra frente e marcar o gol.
Você pode contar com o DINO – Divulgador de Notícias Online, neste processo de construção de “ethos” – credibilidade. O DINO é uma ferramenta que permite aos profissionais e não profissionais da área de comunicação, alavancar um release ou comunicado de imprensa para interagir com o seu público-alvo, com o objetivo de dar uma maior VISIBILIDADE ONLINE a informação.
E aí, que tal dar o primeiro passo? Confira o Ebook “O que o jornalista espera como notícia da sua empresa?“