Uma vez que as metas forem atingidas com sucesso, o aumento do número de pessoas interessadas no trabalho virá seguido de uma questão a ser tratada na sequência: a fidelização dessas pessoas em relação à assessoria.
Os serviços prestados por assessores de imprensa são diversos. Desde produção textual para divulgação de clientes e seus conteúdos na mídia até direcionamento do mesmo em situações de crise, as atividades executadas exigem criatividade, objetividade e versatilidade por parte de quem as executa.
Todo o investimento feito em prol da otimização dos serviços prestados deverá, na melhor das hipóteses, gerar um retorno positivo e superior ao valor inicialmente aplicado. O ROI (Return On Investment) é justamente o cálculo feito para mensurar esse retorno e perceber quais são os pontos que estão funcionando conforme o planejado e quais não estão.
Este tipo de taxa é fundamental para a autoavaliação da assessoria, contudo, também pode servir como uma maneira de conquistar a atenção e confiança dos parceiros e futuros clientes. Apresentar resultados reais em forma de relatórios é uma boa pedida.
Dois tipos de documentos podem ser encaminhados aos contratantes. O primeiro irá se basear no ROI e listará as principais conquistas da assessoria, seu crescimento, o reconhecimento na mídia e, obviamente, os trabalhos executados que tiveram maior repercussão. Compartilhar tais informações mostra não só a transparência da assessoria em relação à sua atuação no mercado, como também as metas atingidas – o que reforça comprometimento e profissionalismo.
Dificuldades e etapas superadas também são chamativos interessantes de serem destacados, uma vez que nenhuma instituição está livre de empecilhos – mas nem todas conseguem superá-los com maestria.
Outro relatório a ser construído é aquele cujo conteúdo se refere às metas dos clientes que foram atingidas. Ele, que é fundamental para qualquer empresa, servirá como ferramenta de fidelização e reunirá o “saldo” das ações que foram planejadas e executadas com sucesso.
Alguns elementos que devem constar nele:
Clipping:
Reúne os registros de todas as publicações sobre o cliente, o que demonstra efetividade na divulgação;
Leituras:
Se possível, solicitar com os portais que divulgaram a notícia os números referentes à quantidade de vezes que o release foi lido;
Impressões:
Sempre importante visitar os portais nos quais foram divulgadas as pautas para conferir quantas vezes elas ficaram em destaque;
Interações em redes sociais:
Coletar comentários e sugestões sobre o conteúdo divulgado assim como apresentar as ações feitas nas redes e a interação gerada com o público-alvo além de analisar e auxiliar a construção da imagem do cliente na web;
Relatório Google (Palavras-chave e Ranqueamento):
Este tipo de relatório demonstra a efetividade do uso de palavras-chave na composição do texto, revelando, por meio da posição que a pauta ocupa no resultado de pesquisa do Google, o grau de visibilidade alcançado.
O diferencial vem justamente da capacidade de fazer com esse cliente se reconheça no trabalho da assessoria. E goste da visão que terá “de si mesmo”.