Para que um projeto cresça e tenha futuro, é importante que ele seja construído a partir do seguinte tripé: objetivos claros, equipe eficiente e um bom gestor.
Ao definir os objetivos, é importante que todas as dúvidas sejam sanadas – até aquelas que possam parecer óbvias. Se todos os envolvidos miram para um mesmo ideal e estão cientes das etapas que irão passar até chegar lá, o trabalho fluirá mais facilmente.
Uns com muito trabalho, outros com pouco – isso não pode existir dentro de um projeto. É importante equilibrar, administrando a equipe de modo que cada um fique com tarefas proporcionais à sua função e tempo de trabalho. No momento de distribuir as tarefas de acordo com seus recursos, você pode contar com a ajuda de um parceiro, o Runrun.it. É uma ferramenta de gestão online, para criar demandas, saber em que sua equipe está trabalhando, o status de cada projeto e a atividade de seus colaboradores. Através de um sistema de organização e priorização de tarefas, você pode fazer com que as pessoas trabalhem naquilo que realmente importa para o desenvolvimento da organização, aumentando a produtividade, e fazendo com que elas alcancem seu verdadeiro potencial. A motivação de sua equipe e um ambiente de trabalho harmônico reflete e muito no sucesso de um projeto.
Uma boa ideia perde toda sua genialidade quando é mal desenvolvida. O papel do gestor eficiente não é apenas cobrar resultados. Segundo o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Project Management Institute, o projeto deve tocar em pontos como:
Garantir que todas as partes funcionem juntas, norteando o trabalho da equipe a fim de atingir os objetivos de desempenho definidos.
Descrever minuciosamente e detalhadamente um plano de atividades, como uma espécie de roteiro, para você ou sua equipe recorrerem em caso de dúvidas ao longo do processo.
Identifique as tarefas que devem ser entregues e os recursos necessários para executá-las e estime o prazo em que elas devem ser entregues.
Descreva todas as despesas, sem esquecer as variáveis que não estavam previstas no orçamento inicial.
Garanta que o projeto/produto atenderá às expectativas e elimine donos de desempenho insatisfatório.
Torne a comunicação mais rápida e eficiente (tente evitar excesso de e-mails e reuniões). É fundamental estar sempre disponível para satisfazer as necessidades dos envolvidos.
Olhe o contexto/ cenário em que seu projeto está evolvido. Esteja sempre por dentro dos riscos e ameaças, e atento às vantagens e oportunidades.
Projetos devem ser desenvolvidos paralelamente e alinhados à estratégia de comunicação das empresas, mas você possui uma? Se ainda não possui: Baixe agora grátis o ebook “Estratégia de Comunicação” e comece a tracejar uma agora mesmo!