Como alavancar o marketing por meio de notícias

Por DINO 30 de setembro de 2022
Como alavancar o marketing por meio de notícias

Informações relevantes são matéria-prima para muitas estratégias de comunicação, que contribuem para o aumento de visibilidade online. Veja neste artigo como alavancar o marketing por meio de notícias

A distribuição de notícias online é a principal atividade de uma agência de notícias. Ao contratar esse tipo de serviço, um cliente espera ter um espaço garantido para contar suas histórias de interesse público e, com isso, ganhar a devida visibilidade para a sua marca.

No entanto, vale lembrar que esse serviço é uma ferramenta de apoio para algo bem maior: sua estratégia, seja ela de comunicação e/ou marketing. Veja a seguir como a publicação de notícias pode ser uma ferramenta de impulsionamento para as suas estratégias de marketing em quatro segmentos: relacionamento, digital, social media e conteúdo.

Marketing de Relacionamento

Responsável por elaborar estratégias e ações que fortaleçam o relacionamento com clientes, público-alvo e fornecedores. Trata-se de garantir a satisfação contínua e respostas positivas quanto ao serviço/produto oferecido. Para que isso seja possível, há de se estabelecer relações de troca. Ou seja, para além de garantir o consumo, a empresa deve se atualizar sobre as necessidades dos clientes, as mudanças de comportamento, feedbacks e manter as abordagens de marketing sempre atualizadas. Interatividade e personalização se destacam como duas das principais características do Marketing de Relacionamento.

Neste caso, a publicação na imprensa pode ajudar justamente no envio de informações adicionais e de interesse do público-alvo, capazes de estabelecer um vínculo para além do consumo. Tornar-se fonte de conhecimento, elaborar conteúdos que reflitam a realidade dos clientes — considerando também os futuros — , além de sempre mantê-los atualizados sobre o que é oferecido pela empresa, podem fazer toda a diferença na estratégia elaborada. E, consequentemente, nos resultados obtidos.

Marketing Digital

Tem como principais ferramentas as mídias digitais e está direcionado ao público conectado à internet. Suas ações contam com funcionalidades diversas, uma vez que a web dispõe de vários formatos de comunicação. O Marketing Digital já está consolidado no mercado. Segundo pesquisa promovida em parceria entre as marcas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e VendasB2B, mais de 94% das empresas entrevistadas investem nessa estratégia.

Ou seja, as empresas adaptaram suas táticas a este ambiente multifacetado, dinâmico e veloz que é a internet. Com esta modalidade, a oferta de produtos e serviços por meio de canais eletrônicos ganha nova roupagem — e efetividade.

No digital, as notícias são a principal fonte de informação para internautas. A todo momento pesquisas são realizadas e, por isso, quanto mais referências disponíveis, melhor. Neste ponto, empresas divulgarem textos noticiosos sobre o nicho de mercado em que atuam, por exemplo, é uma maneira eficiente de fazer uso do Marketing Digital como ferramenta estratégica.

Marketing Social

Seu objetivo é promover impacto social positivo por meio de ações estratégicas, além de engajar a população em causas em prol da sociedade. Frequentemente usada por órgãos governamentais e Terceiro Setor, a modalidade preocupa-se com a conscientização sem focar no consumo. O vínculo com o público-alvo é muito maior por promover identificação com a imagem da empresa/organização. Isso resulta em credibilidade, confiança e autenticidade.

Por estar diretamente ligada a causas e ações sociais, esta modalidade depende de engajamento e bastante divulgação, por isso a divulgação de notícias pode impulsionar ainda mais essa estratégia. Isso porque é preciso que a ideia em si ganhe o máximo possível de colaboradores que disseminem o assunto como solução para problemas que precisam ser resolvidos.

Marketing de Conteúdo

Modalidade oriunda do marketing digital, tem por objetivo produzir e propagar conteúdos relevantes que agreguem conhecimento ao público-alvo, servindo-lhes de referência e atraindo-os pelo interesse a respeito do que é compartilhado. É uma maneira amigável de atrair o consumidor pelo interesse que está além da compra – aquele que também leva em consideração o quanto a empresa pode ajudar na melhoria de sua vida ou negócios sem que haja sempre uma tentativa de venda direta.

O Marketing de Conteúdo pode ser considerado como uma espécie de “fase de aprendizado” de seus potenciais clientes, quando são introduzidos sobre temas educativos que envolvem o nicho do seu negócio. Então, surge como estratégia para quem deseja estabelecer-se no mercado como referência não só em número de vendas, mas também em quantidade – e qualidade – de informações relevantes compartilhadas.

Conclusão

A publicação de notícias na imprensa pode ser peça-chave em sua estratégia de comunicação. Como foi abordado ao longo deste artigo, pode ser uma tática para auxiliar em diferentes vertentes do marketing, e, assim, potencializar os resultados de suas ações criando provas sociais para o público-alvo do seu negócio.

Além de contratar uma assessoria de imprensa para esta demanda, também é possível contar com a agência de notícias corporativas Dino, que distribui notícias em uma rede de parceiros com mais de 300 sites, de diferentes nichos e regiões.

Blog Marketing