Um levantamento realizado em 2020 aponta que durante o período de pandemia o mercado de cursos online teve um aumento de 220%. Esse número traz duas conclusões, uma positiva e outra nem tanto. Se por um lado há grande interesse por parte dos consumidores, o que torna um mercado lucrativo, por outro reflete enorme concorrência, exigindo um alto padrão de qualidade e construção de autoridade.
Sabemos que desenvolver um curso não é fácil, por isso trouxemos dicas para ajudar no processo de disponibilização e divulgação, fazendo com que todo o esforço depositado valha a pena.
A publicação de um curso online pode variar de acordo com os objetivos do criador. Hoje em dia existem diversos LMS (learning management system) – em português, sistema de gerenciamento de aprendizado – que viabilizam de maneira prática a publicação de cursos por parte de qualquer pessoa.
Cada uma delas oferece diferentes possibilidades e a escolha dependerá da necessidade de cada curso. Por isso, é importante ter um método de ensino estabelecido para entender quais serão as demandas exigidas. Dentre os critérios a serem analisados, vale refletir sobre a necessidade de dividir turmas, disponibilizar aulas gravadas ou ao vivo, realizar avaliações, subir arquivos etc.
Destacamos abaixo algumas opções e suas particularidades para ajudar na tomada de decisão.
O Google Classroom é indicado para quem não possui verba para investir em um LMS. Pelo fato de ser gratuito, algumas funcionalidades importantes ficam de fora. Por exemplo, não é possível automatizar o processo de venda e disponibilização do acesso. Isso significa que a partir da aquisição do curso, a inserção do aluno na turma deverá ser feita manualmente.
Uma das mais populares no Brasil, a Hotmart disponibiliza todos os recursos necessários para a entrega de um curso de qualidade. A taxa cobrada varia de acordo com a quantidade de vendas realizadas. Com um sistema de afiliados, é possível que usuários trabalhem no processo de divulgação e venda do seu curso, fazendo com que parte do valor arrecadado seja convertido em comissões. Vale destacar que a plataforma inclui integração entre o momento de compra e a disponibilização de acesso para os alunos.
A Eduzz disponibiliza a maioria dos recursos necessários e apresenta taxas mais acessíveis. No entanto, é necessário assinar uma plataforma de streaming à parte – Vimeo – para que seja possível disponibilizar as aulas.
Essa é uma opção recomendada para produtores e empresas que desejam oferecer cursos online sem o auxílio de intermediários. Apesar de dispensar qualquer gasto com taxas de serviço, essa decisão vem acompanhada de desafios como o investimento em tecnologia, tanto para o desenvolvimento inicial, quanto para manutenções necessárias ao longo do tempo.
Ainda na etapa de planejamento, é importante entender qual é o perfil dos alunos que irão se interessar. Somente assim é possível produzir conteúdos assertivos, persuasivos e que conversem com o tema do curso em questão, servindo como forma de agregar valor e gerar interesse para atraí-los. A partir disso, é preciso transformar esse público em leads para o seu evento de lançamento.
Após iniciar um relacionamento com os seus leads e nutri-los, é o momento de criar um evento online para direcioná-los ao produto em questão. Nesse evento, além de falar sobre o curso, é interessante estabelecer uma comunicação de qualidade com o público e responder todas as dúvidas que surgirem. Utilize gatilhos mentais como o da escassez, determinando uma data limite de compra para agilizar a tomada de decisão.
Nessa lógica há um método que ganhou muito prestígio nos últimos tempos, o Fórmula de Lançamento.
Criada por Jeff Walker e importada por Érico Rocha, ambos especialistas e profissionais de marketing, a Fórmula de Lançamento é uma estratégia utilizada para potencializar significativamente resultados de vendas em um curto período de tempo. Os resultados se baseiam em alguns pilares, como:
• Produção e publicação de conteúdos;
• Construção de relacionamento com o público-alvo;
• Vendas sazonais.
Resumidamente, o método comporta diferentes tipos de lançamentos, mas todos baseados em três fases indispensáveis: relacionamento, lançamento e entrega. Na primeira, o foco é definir uma base interessada no seu produto e construir autoridade – o que pode exigir bastante tempo de trabalho. Na etapa de lançamento, o produto é ofertado de maneira exclusiva e limitada, ativando o gatilho de escassez e acelerando a decisão de compra. Na última fase, a entrega do produto prometido e o acompanhamento dos clientes garantirão o sucesso da estratégia.
Após depositar esforços no lançamento, é importante se empenhar para continuar atingindo bons resultados. O investimento em campanhas pagas, tanto em redes sociais quanto no Google, é uma opção válida para isso.
Lembre-se de estimular os alunos a avaliarem o curso para que ele consiga ranquear melhor dentro da plataforma em que se encontra hospedado. Continuar fornecendo conteúdos de valor para e-mails capturados é uma maneira de construir uma comunidade sólida, tanto de alunos quanto de interessados no curso.
Como dito, a enorme concorrência no mercado exige autoridade por parte do desenvolvedor do curso. Pense bem: um aluno interessado em investir em educação sempre buscará as melhores opções para fazer valer o valor investido. Para que chegue até você, o seu nome deve se destacar dentre tantos outros que competem no mesmo nicho.
Estar presente em grandes veículos é uma das melhores formas de realizar esse feito. Além de alcançar visibilidade dos leitores que os acessam, a autoridade do portal de notícias é atribuída às suas matérias.
A maior agência de notícias corporativas do país, DINO, realiza esse trabalho de atribuir valor, visibilidade e autoridade às marcas e figuras públicas em veículos de alta relevância no país. Com publicação garantida, os benefícios supracitados podem ser observados ao longo do tempo. Veja um exemplo publicado no Estadão:
Encontrar um influenciador do nicho referente ao seu curso também é uma ótima estratégia. Isso porque os seguidores os veem como referências e, assim como diz o nome da estratégia, marketing de influência, os seguidores são altamente influenciados pelas opiniões emitidas.
Aqui se faz necessário entender os objetivos aplicados à estratégia e encontrar influenciadores condizentes. Instituições de ensino locais, por exemplo, devem procurar influenciadores de suas regiões. Dessa forma o investimento valerá a pena e trará resultados satisfatórios. Empresas de grande porte e alcance nacional devem procurar influenciadores que sejam equivalentes ao alcance que possuem e a expansão que desejam atingir.
Como visto, entender quais serão as demandas exigidas pelos cursos online é essencial para direcionar bem o seu tempo, dinheiro e otimizar resultados. Apesar de existirem fórmulas desenvolvidas por especialistas no assunto, o caminho é longo e exige uma boa preparação no que diz respeito à construção de autoridade e ganho de confiança do público.