Enveredar pelo caminho de relacionamento com a imprensa não é tarefa para qualquer um. Ainda mais quando, no meio deste caminho, o assessor de imprensa dá de cara com alguma situação de desconforto para seu cliente, o que chamamos de crise.
Mas a questão acima sobre crise é apenas uma das diversas situações, tarefas e estratégias no papel profissional de um assessor de imprensa. Queremos apresentar, de modo claro e objetivo, a importância destes profissionais e suas qualificações para sua empresa. E não me refiro apenas às grandes empresas. Nosso leitor aqui também pode ser você, se iniciou um negócio recentemente.
Atualmente, seja em momentos de recessão econômica, o que afeta diretamente qualquer empreendedor, você precisa aceitar de uma vez que seu negócio merece um tratamento comunicacional especial. Aliás, acreditamos que você certamente deseja alcançar o mundo, duplicar, triplicar resultados da empresa etc. Então, a partir deste post, comece a ver de outra maneira o trabalho dos assessores de imprensa, caso você já conhece; senão, comece a procurar saber quem são.
Toda empresa que busca por resultados positivos internos e externos, precisará de um grupo de comunicação para elaborar um plano para levar notícias de interesse público à imprensa. São as notícias produzidas pelos assessores de imprensa que irão surtir nos resultados positivos que citamos acima. Afinal, que instituição que não deseja estar nas principais páginas dos principais veículos sendo mencionado positivamente?
Então, se você ainda não tomou conhecimento desta importância na sua empresa, vamos apresentar, de modo resumido, algumas razões para contratar estes profissionais.
Quem são
Uma assessoria de imprensa é composta por jornalistas – profissionais de comunicação que atuam com meios e recursos para estampar (positivamente) o nome de sua organização no principais veículos de comunicação ou defendê-lo, quando necessário. Ou seja, uma assessoria de imprensa dentro da sua organização, trabalha sua imagem e distribui informações de interesse público à imprensa.
Como trabalham as assessorias de imprensa
Assessores de imprensa são fontes de jornalistas de redação, ou seja, ambos alimentam um relacionamento em que a troca de necessidades é recíproca. Uma mão ajuda a outra. E, no final, todos saem ganhando.
O primeiro passo, que evidentemente elas vão dar, é procurar conhecer sua empresa de ponta a ponta. Transparência da parte do CEO é fundamental, então além de apresentar o lado maravilhoso do seu negócio, apresente também as partes difíceis que já foram ou ainda são enfrentadas. Os assessores precisam saber da história da sua empresa.
Após este primeiro passo, o grupo de comunicação vai começar a traçar um plano, levando em consideração também onde você deseja chegar, quem você desejar chamar atenção e para quem você quer vender. São produzidos textos que são chamados de releases, que vão trazer uma pauta sobre este plano de comunicação. Pode ser o lançamento de um produto, um pronunciamento seu, ações internas ou externas, um simples comunicado e muitos outros assuntos, como por exemplo, texto em que o CEO opina sobre algum assunto relacionado ao seu negócio.
Esses conteúdos chegarão aos e-mails dos jornalistas dos principais veículos de comunicação. Quando o assunto no release – texto é bem elaborado – marketing de conteúdo, está de acordo com a política editorial do veículo, é bem escrito e o assessor trabalhe com paciência com o jornalista, para não romper a relação e perder uma possível publicação, o conteúdo tem tudo para sair nas principais páginas.
Como mencionamos paciência no parágrafo anterior, este é um ponto importante que você precisa ter. Não há milagres no meio da comunicação. Existe sim estratégias e planos, e a paciência é outro ponto que deve ser levada em consideração por ambas as partes. Pressão é algo que pode atrapalhar o trabalho do assessor, influenciando negativamente no resultado.
Ter um conteúdo positivo publicado em um importante veículo de comunicação, é o caminho para empresas novas que desejam um espaço entre os concorrentes no mercado; para os empreendedores mais experientes, é a necessidade de manter sua posição positiva na mídia e buscar sempre o lugar mais alto. O trabalho de assessoria de imprensa é indispensável em todas as empresas.