De acordo com levantamento do SEBRAE, em maio de 2020 o Brasil somava 17,3 milhões de Pequenos Negócios – o correspondente a 90% do total de empresas no país. Neste cenário altamente competitivo, tudo conta para destacar a empresa da concorrência. Por isso, reunimos neste artigo informações importantes sobre a estratégia de assessoria de imprensa para potencializar pequenos e médios negócios.
É o trabalho de comunicação que tem por objetivo final ser o elo entre a marca e a imprensa. Surgiu profissionalmente nos Estados Unidos, com o jornalista Ivy Lee, em 1906 (Livro O Processo das Relações Públicas, de Hebe Wey) e no Brasil, em 1930, com a empresa Light (Livro História das Relações Públicas, de Cláudia Peixoto de Castro).
E qual o cenário atual? A área está cada vez mais tecnológica e digital; com dados e contatos com veículos on-line e influenciadores.
Entre os benefícios, podemos citar que:
Quanto aos resultados, a partir de um trabalho de assessoria de imprensa, uma empresa pode conseguir se destacar positivamente no mercado e, assim, impulsionar os seus negócios.
Atuam na área profissionais com formação em jornalismo ou relações públicas, que podem ser contratados diretamente por qualquer empresa, atuar em alguma agência de comunicação ou trabalhar de forma autônoma.
Entender o que ocorre dentro do cliente, monitorar o que sai na imprensa, produzir conteúdo, fazer follow up com jornalistas. Além de desenvolver pautas e mensurar resultados.
Na verdade não existe o melhor, ambos têm vantagens e desvantagens. Embora possamos elencar alguns pontos:
Separamos dois bons exemplos, da Dove e do MC Donalds que demonstram como a exposição na mídia pode gerar resultados. Em ambos os casos, as marcas conquistaram mídia espontânea com linguagem atrativa ao público-alvo, e consequentemente:
Ou seja, as ações criaram um ambiente favorável para negócios, onde as marcas apresentaram-se ou reimpactaram os consumidores, que ficaram mais aptos a comprar.
Com estratégias de marketing digital e assessoria de imprensa, a BRy Tecnologia reformulou sua área de marketing, resultando em 56% das vendas em dois anos. Somente em 2019, a marca conquistou 151 inserções na imprensa e construiu autoridade em veículos segmentados de tecnologia, que gerou um retorno de 194,74% de tráfego orgânico no site, melhor ranqueamento orgânico em mecanismos de busca e 12,83% das vendas geradas a partir das ações de marketing.
Com ativação de parcerias com 16 veículos de comunicação, a premiação do Comunique-se, reconhecida por ser o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, registrou mais de 1,5 milhão de votos na edição de 2019. No dia seguinte à ocasião, mais de 100 veículos repercutiram sobre o evento de forma espontânea.
O trabalho de assessoria de imprensa passa por algumas etapas, como:
A DINO – Agência de Notícias Corporativas é uma solução usada amplamente por agências de comunicação e empresas. Ela não substitui o trabalho das assessorias, mas potencializa o alcance das divulgações, garantindo a publicação das notícias. A DINO é parceira de mais de 200 portais de notícias e na lista estão veículos como Terra, iG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado. Veja como funciona na prática:
Quer saber mais sobre a DINO? Fale com nossa equipe pelo chat, neste link.
A estratégia de assessoria de imprensa, aliada ao marketing digital, traz resultados expressivos para as pequenas e médias empresas. Mesmo sem orçamento relevante para este fim, é possível iniciar dentro de casa, aos poucos. E com trabalho contínuo, é possível colher excelentes resultados.