Assessorias de imprensa – gerando resultados (relevantes) para seus clientes

Por DINO 9 de maio de 2014
Assessorias de imprensa – gerando resultados (relevantes) para seus clientes

A maioria das assessorias de imprensa entregam resultados “virtuais” para os clientes. Isto significa emplacar notícias em sites e blogs de baixa audiência ou em jornais locais de pouca relevância, sedentos por conteúdo por terem pouca capacidade de fabricar o próprio.
Os resultador adquiridos são práticos e simples, porém, não são medidos só pela quantidade de cliques ou de “notícias” geradas. Mais do que gerar repercussão ou fortalecer a marca, seu cliente quer aumentar as vendas e fechar novos negócios. Pensando nisso, eis algumas dicas para gerar resultados relevantes para assessoria de imprensa.

Leia jornal

Parece incrível, mas muitas assessorias simplesmente disparam releases em massa, sem se preocupar com quem vai recebê-los. Esquecem de dois fatores: 1) Jornalistas são pessoas ocupadas, que precisam lidar com as pautas do dia, e não podem ficar por conta de administrar a caixa de e-mails; 2) Muitas outras assessorias pensam da mesma forma errada, de modo que jornalistas recebem todos os dias muitos releases irrelevantes para eles. Assim, desenvolvem uma prática automática de deletá-los lendo apenas o campo “assunto” do e-mail. Com isso, seu release pode ser eliminado antes mesmo de ser aberto.

A única forma de evitar esse problema é ler jornal, ou seja, conhecer os principais veículos e todos aqueles que podem interessar ao seu cliente. Você deve saber os nomes das editorias e dos colunistas e em que dia semana sai o caderno de Ciência, Informática,Viagem (e por aí vai) do jornal da cidade do seu cliente. Apenas conhecendo o ecossistema jornalístico você conseguirá pautá-lo.

Explore os alvos fáceis

Todo jornal tem um “alvo fácil”, uma coluna ou seção na qual seu esforço como assessor rende mais. Pode ser uma página dominical que anuncie cursos, palestras e oficinas no caderno de Empregos; ou talvez um blog sobre viagens que sempre tenha posts sobre promoções. O colunista de fofoca pode aceitar com facilidade um release, desde que você garanta exclusividade – e assim por diante.

Meça resultados

Só é possível administrar o que é medido. Sem números, tudo fica na base do “achismo” e do palpite. Sua assessoria deve medir não apenas a audiência ou o número de curtidas de certa notícia, mas manter um relacionamento próximo ao cliente para saber em quanto aumentou a frequência do restaurante ou quantas diárias a mais o hotel conseguiu. Você não pode entregar resultados relevantes sem medi-los.

Use um divulgador de notícias

Algumas ferramentas oferecem recursos para divulgar conteúdo na internet que otimizam o tempo gasto em outros meios como telefonemas, segmentação e disparos de e-mails. Uma delas é o DINO. Em poucos passos, quem usa obtém todos os benefícios das principais tecnologias de comunicação online, um conjunto de ferramentas escolhidas para potencializar a disseminação de conteúdo na web, deixando-o disponível para um público muito mais amplo e de forma direcionada através da publicação do material em diversos sites parceiros, além de possibilitar exibição privilegiada no Google e entrega de material diretamente a jornalistas de portais como G1, PEGN, Veja, Folha Dirigida, Isto É, R7, Globo.com, SBT (entre outros) e blogueiros interessados,  perpetuando o seu conteúdo na internet, aumentando os canais de entrada de possíveis clientes e possibilitando a repercussão através da mídia espontânea. Além disso, a plataforma permite acompanhar o desempenho de suas distribuições por meio de gráficos, números e relatórios de acessos. Desta forma, você pode medir o resultado de suas ações e fazer melhorias para gerar releases matadores e aumentar o alcance de suas divulgações.

E então, pronto para entregar resultados reais para seus clientes? Caso tenha outra dica, deixe seu comentário! Queremos saber sua opinião.

Quer entender mais sobre os veículos na mídia online? Baixe grátis o ebook “O que o jornalista espera como notícia da sua Assessoria”