A autoridade de marca e a confiança do cliente são dois aspectos que andam juntos. Quando uma marca é percebida como uma autoridade em seu setor, os consumidores têm mais confiança no serviço prestado.
Ela estabelece credibilidade, demonstra conhecimento e expertise, cria uma reputação sólida e influencia as opiniões e comportamentos de compra dos consumidores. Uma marca que possui autoridade é capaz de desenvolver relacionamentos mais fortes e duradouros com seu público-alvo, baseados em confiança mútua.
Segundo um artigo da Forbes, a autoridade de marca pode ser o fator mais importante quando o objetivo é deixar de ser uma empresa mediana e tornar-se uma empresa com um nome de grande peso no setor.
Aqui destacamos algumas razões pelas quais a autoridade de marca deve ganhar espaço em seu planejamento:
– Credibilidade: Uma marca com autoridade é percebida como uma fonte confiável de informações e soluções. Os clientes confiam em marcas estabelecidas que demonstram conhecimento, expertise e experiência em seu campo.
– Consistência: A autoridade de marca está associada à consistência. As marcas que mantêm uma abordagem consistente em sua comunicação, qualidade de produtos e serviços transmitem confiança aos clientes. A consistência ajuda a construir relacionamentos duradouros com os clientes.
– Reputação: A autoridade de marca está diretamente ligada à reputação de uma empresa. Uma marca bem conceituada e respeitada tende a atrair mais clientes, pois eles confiam que seus produtos ou serviços atenderão às suas expectativas.
– Influência: Marcas com autoridade têm mais influência sobre os clientes e seu comportamento de compra. Os clientes tendem a seguir as recomendações de marcas em que confiam, o que pode resultar em lealdade e repetição de compras.
– Jornada de compra: Quando uma marca possui autoridade em seu nicho, a jornada de compra pode ser menor pela credibilidade e confiança do mercado. Isso gera um impacto no tempo de resposta entre a descoberta e decisão de compra.
A relação duradoura entre uma marca e o cliente também engloba toda a experiência do cliente. É por isso que a autoridade de marca e a confiança do cliente também interferem nesta relação.
Uma das formas que especialistas qualificam a experiência do usuário é por meio da análise de sentimento, que envolve toda a jornada do funil de vendas. É possível analisar os sentimentos de seu cliente durante todo o processo de conhecimento da marca.Com uma autoridade sólida, a tendência é que o sentimento seja de confiança e positivo.
Em resumo, a retenção de clientes baseia-se em apenas uma palavra: confiança! E ela é construída pelos seguintes fatores: autoridade, credibilidade, relevância, transparência e qualidade.
Em um estudo da Edelman aponta que 81% dos consumidores precisam primeiro confiar em uma marca antes de comprar.
Quando uma marca é considerada como consistente e possui autoridade, o aumento de sua receita pode ser de até 20%, segundo a Lucidpress.
Mesmo que a autoridade e a confiança do cliente levem tempo para a obtenção de resultados, é preciso investir esforço do departamento de comunicação e marketing. E uma forma de começar é pelos seguintes passos:
– Conheça sua persona: Compreenda profundamente as necessidades, desejos e problemas do seu público-alvo. Isso ajudará você a criar conteúdo relevante e soluções que demonstrem sua autoridade.
– Produza conteúdo de qualidade: Crie e compartilhe conteúdos de alta qualidade e relevância. Explore diversos formatos como artigos, blogs, vídeos ou podcasts. Forneça informações valiosas, insights e conselhos práticos.
– Esteja atualizado: Acompanhe sempre as tendências e inovações do setor. Compartilhe suas opiniões e perspectivas únicas para se posicionar como um líder de pensamento em seu campo.
– Parcerias estratégicas: Estabeleça parcerias com outras marcas ou pessoas relevantes em seu setor. Essas parcerias podem aumentar sua visibilidade, credibilidade e alcance.
– Personalização no atendimento: Conhecer seus clientes e oferecer uma experiência personalizada é uma maneira poderosa de construir lealdade. Utilize dados e informações para construir uma comunicação humanizada.
– Foco na qualidade: Concentre-se em fornecer produtos ou serviços de alta qualidade. A qualidade é um fator-chave para a satisfação do cliente e para construir uma relação duradoura.
As pessoas utilizam os mecanismos de busca para pesquisar e entender sobre diversos assuntos e nichos de mercado. E estar no topo das páginas de busca, além de ter o conteúdo em portais noticiosos relevantes pode alcançar o público-alvo ideal.
Por terem amplo alcance e não admitirem fake news ou sites falsos, estar no topo do Google ou em um portal noticioso também lhe transfere a autoridade e seriedade necessária para os objetivos de um negócio.
Se faz sentido ter pautas corporativas impulsionadas em grandes portais, clique neste link e saiba como a Agência de Notícias Dino pode lhe auxiliar.