Black Friday, ações de marketing em datas comemorativas

Por DINO 28 de novembro de 2013
Black Friday, ações de marketing em datas comemorativas

A Black Friday foi criada em 2005 por lojistas norte americanos para alavancar as vendas. A data cai sempre na última sexta feira do mês de novembro e no dia posterior a comemoração de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).  O nome é um trocadilho, pois nos Estados Unidos estar com o orçamento no Black significa estar no lucro. A ideia por trás da Black Friday é dar inicio as compras de natal e movimentar o comércio.

No Brasil a data começou a ser “comemorada” em 2010, porém logo ganhou o apelido de Black Fraude, devido a má prática das lojas de aumentarem os preços na véspera do feriado para oferecer o desconto no dia. Neste ano de 2013, os órgãos de defesa do consumidor estão vigiando as lojas para tentar inibir fraudes nas promoções.

Ações de marketing sazonais e em datas comemorativas são uma excelente oportunidade para divulgar a marca, realizar promoções e fidelizar o cliente. E como já foi dito no post anterior é menos dispendioso para a empresa fidelizar um cliente do que conquistar um cliente novo.

As ações de marketing nas datas comemorativas tem grande potencial para alavancar e aumentar o lucro da empresa, mas precisam ser pensadas e planejadas, pois devem ser interessante também para o consumidor e não apenas para a empresa. Observe o êxito que conquistou com o planejamento e execução de campanhas anteriores, para adaptar a estratégia na próxima data comemorativa e maximizar o lucro da empresa e a satisfação do consumidor.

Este ano o Dino também vai entrar na onda dos super descontos porém iniciará a promoção na semana seguinte à “Black Friday” com a campanha “Black Week” e todos os releases  comprados neste período, que vai de 01/11 a 08/11, terão um desconto de mais de 60%  no valor. Para aproveitar o desconto, acesse o site do Dino, efetue seu cadastro gratuito e adquira o release.