Boas práticas de backlink

Por Jaqueline Sobreira 30 de maio de 2022
Boas práticas de backlink

Muitas empresas têm recorrido à algumas estratégicas, como as boas práticas de backlink. Essa prática é usada para compor uma cadeia de interesse para os usuários. Os backlinks são simples, mas têm grande impacto. Backlinks são palavras sublinhadas, ao longo de um artigo, que ajudam a complementar a leitura.

O Dino, por ser uma boa fonte de backlinks confiáveis, estruturou um conteúdo para você conhecer algumas das boas práticas.

O que são backlinks?

Resumidamente, são links posicionados de forma inteligente, em um artigo, para enriquecer o conhecimento dos seus leitores. Eles geralmente levam para outras páginas com materiais complementares a leitura.

Eles podem direcionar a leitura de sua audiência para outro artigo de autoria da sua empresa ou, ainda, para fontes externas — uma pesquisa internacional, por exemplo. São, portanto, links que ajudam a dar mais credibilidade para os seus argumentos dentro daquele artigo em questão.

Quanto mais bons backlinks um texto têm, maior é a pontuação dele na indexação do google. Porém, a estratégia não está ligada à quantidade de links, mas sim a qualidade de cada um deles.

É por isso que, ao montar uma estratégia, uma das boas práticas de backlink são conseguir fontes confiáveis que site o nome da empresa ou a área que ela atua. Dentro destas fontes podemos destacar blogs e sites com ampla navegação e veículos noticiosos.

Dessa forma, profissionais de comunicação recorrem ao serviço de newswire. Com ela, é possível alcançar esses sites de forma fácil, segura e objetiva.

Quais são as melhores práticas de backlink?

É preciso lembrar que, a primeira das muitas boas práticas de backlink é o alinhamento das estratégias de comunicação. Ou seja, o planejamento precisa ir para além de links. A autoridade de marca é alcançada com bons posts; criação de textos para blogs; respostas aos clientes e muito mais.

Guest posting

Aí está uma maneira eficiente de tornar-se, literalmente, um link relevante em outras páginas. O guest posting costuma ser uma parceria entre empresas. Cada negócio produz conteúdos relevantes para a outra, mas que possam ser associados — direta ou indiretamente — à sua própria marca.

Por exemplo: uma empresa de seguros automotivos que faça uma parceria com uma concessionária. Assuntos complementares, e que podem ajudar o consumidor a uma tomada de decisão mais precisa.

Além de ter um texto de sua autoria no blog de outra empresa, você pode fazer uso de links para outros artigos. Os seus links internos, portanto, tornam-se linkagens externas dentro desse blog, agregando ainda mais relevância para os mecanismos de busca.

Boas práticas de backlink: Atenção à concorrência

O monitoramento do mercado tende a ser uma opção eficiente para todo tipo de campanha — para a de backlink, inclusive.

Para isso, use recursos de análise de ferramentas como o SEM Rush para ver onde eles andam realizando as suas ações de backlink. Consequentemente, você pode identificar carências e oportunidades com base nas ações dos competidores de mercado.

Nesse sentido, ainda, você pode optar por uma ação que está em alta e consiste em monitorar os links quebrados dos concorrentes em outras páginas.

Assim, você reporta o erro ao admin e oferece uma postagem sua, no lugar, substituindo o link problemático e com um conteúdo presumivelmente mais completo.

Você pode fazer esse trabalho com diversas ferramentas populares do mercado, mas algumas das mais usadas são:

• SEMRush;
  • Monitor Backlinks;
  • AHRefs.

Sites de referências

Esses são os grandes auxiliares de empresas que trabalham de maneira regionalizada (como comércios locais) e em nichos. Afinal, ainda que os links não ocorram de maneira diferenciada, produzem grande impacto para os empreendimentos.

É o caso de sites e serviços distintos, como:

• Google Meu Negócio;
  • TripAdvisor;
  • Yelp;
  • Páginas Amarelas.

Entre outros. Quando o usuário já tem uma boa ideia do que deseja, os mecanismos de busca podem facilitar para a geração de cliques para o seu estabelecimento e que facilitem a tomada de decisão.

Variação de textos-âncora

O texto âncora é aquela palavra-chave na qual você vai inserir um link interno ou externo. No geral, são termos associados às pesquisas relacionadas pela sua audiência. O que torna a estratégia bastante usada em guest posts ou mesmo em produções corriqueiras de conteúdo.

Só que tenha em mente o seguinte: esqueça a questão robotizada de que estamos escrevendo para os bots do Google e de outros mecanismos de busca a fim de ranquear a página.

A partir do momento que você produz conteúdos de real valor para os leitores, eles vão buscar a sua página por conta própria. Mesmo que você faça uso do guest post e de texto-âncora, evite pensar na estratégia como uma ação mecânica para atrair os bots.

O direcionamento tem que ser orgânico para que a leitura seja fluída e prazerosa. Do contrário, de que adianta estar entre os primeiros resultados de pesquisa, se o leitor vai sequer terminar a leitura?

Por isso, ainda que o backlink priorize uma ação automatizada, não se esqueça que o conteúdo relevante ainda é a principal palavra-chave do marketing digital.

Boas práticas de backlink: contrate uma newswire

Todavia, algumas marcas não aceitam guest posts. Dessa forma, recorrer ao serviço de newswire pode ser benéfico. Geralmente, essas divulgadoras de conteúdo e notícias possuem uma ampla rede de parceiros. Ou seja, fica mais fácil conseguir bons links.

O Dino, além de ser uma newswire, é uma agência de notícias. Com mais de duzentos sites parceiros variados entre blogs, sites e portais de notícias, ajudando diversas marcas à conseguirem bons backlinks.

Uma agência de notícia também é responsável pela curadoria de todos os conteúdos distribuídos. Esse método garante aos parceiros sérios bons conteúdos.

Do lado de quem contrata, o processo de criação de conteúdo e conquista de links parceiros fica mais eficaz. Isso acontece porque temos parceiros de diversas segmentações. Todos os sites também passam por uma rigorosa análise. Isso garante que tudo o que é publicado tenha qualidade para ambos os lados.

Por fim, os backlinks devem fazer parte de toda marca que quer alcançar visibilidade, autoridade e boa indexação no google. Existem boas práticas para conquista-los, mas a forma mais segura de garantir bons links é por meio de newswires como o Dino.

Esse texto foi publicado em 16 de janeiro de 2020 e vem sendo atualizado desde então.

Conteúdo Marketing