Escolher um bom Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é essencial para atingir resultados positivos com o seu site e evitar dores de cabeça.
Não é à toa que o WordPress se destaca como o CMS mais popular, com 64% de participação de mercado. Além de gratuito, ele é flexível e disponibiliza funcionalidades práticas, o que permite a seus usuários desfrutarem da liberdade de criação.
Aliar um CMS de qualidade com técnicas e ferramentas que otimizam os resultados de SEO é uma ótima receita para ranquear no Google. Considerando isso, montamos uma checklist para te ajudar nessa tarefa.
Ambas são ferramentas que permitem integrar o site com o buscador utilizado pelo usuário. Através delas é possível analisar relatórios voltados ao tráfego e sua origem, apontando, por exemplo, palavras-chave que fazem os visitantes encontrarem o seu site.
As funcionalidades permitem que o administrador corrija problemas internos de SEO, segurança, programação e problemas externos, como a indexação das páginas nos mecanismos de pesquisa.
Não há forma melhor de direcionar os conteúdos do site do que conhecendo o seu público.
O Google Analytics permite ter acesso a informações relevantes sobre os visitantes do site, tornando-o uma ferramenta indispensável para a estratégia de SEO.
Sites que estão ativos há muito tempo costumam colecionar uma enorme quantidade de posts. Alguns deles podem não ser interessantes para a indexação nos buscadores.
Esse arquivo, instalado na raiz do site, faz com que seja possível informar ao buscador quais páginas não queremos que sejam apresentadas nos resultados de pesquisa.
Com o WordPress é possível instalar inúmeros Plugins que te ajudarão de forma automática a alcançar melhores resultados nos objetivos que você tenha para seu site.
A escolha deles é pessoal e dependerá de suas necessidades. Considerando que ter um bom desempenho em SEO é essencial para todos os sites, um plugin de SEO é indispensável.
O Yoast SEO será seu aliado na otimização dos conteúdos para os buscadores. Esse plugin realiza uma revisão instantânea do que você pretende publicar, indicando quais são os pontos a serem melhorados. Por exemplo, o plugin é capaz de analisar se os seus títulos, intertítulos, URLs e meta description estão alinhados com a palavra-chave escolhida.
Antigamente as palavras-chave tinham um peso maior no ranqueamento. Com o desenvolvimento dos critérios de SEO elas ficaram em segundo plano, entretanto, não perderam totalmente o valor.
Com o número exorbitante de pesquisas realizadas diariamente, palavras-chave bem escolhidas ainda fazem diferença na hora de alcançar usuários.
Por isso é importante estudar e entender as variáveis que envolvem o assunto. Algumas dicas podem te ajudar:
• Utilize uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave ideais;
• Mensure a dificuldade de ranquear com a palavra-chave escolhida;
• Cheque se o seu público-alvo costuma utilizá-las;
• Distribua de forma consciente ao longo de seu conteúdo.
Pesquisas apontam que 99% dos brasileiros conectados usam celular e 58% deles utilizam exclusivamente o aparelho para acessar a internet. Com esses dados fica nítida a importância de ter um site direcionado para os dispositivos móveis.
Um site mobile friendly atende perfeitamente às necessidades dos visitantes que o acessam pelo celular. Com essa otimização, além de aumentar as taxas de conversão também impactará no ranqueamento do site, uma vez que esse é um dos critérios do Google.
O Google já deixou claro que o tempo de carregamento da página é um fator importante ao decidir a ordem de exibição dos resultados de busca.
Um site que demora a carregar passa uma primeira impressão péssima para o visitante que esperava solucionar seu problema de forma rápida. Por isso, apostar em um bom serviço de hospedagem é o principal fator a se levar em consideração quando consideramos o quesito velocidade. Por isso, dedique um tempo para pesquisar e chegar na melhor opção.
O SEO ON-page diz respeito às otimizações que podem ser feitas dentro de uma página para ter um melhor desempenho de SEO.
Existem muitos fatores a serem levados em consideração, listamos alguns:
• Estrutura dos posts: é importante que o site siga uma estrutura padrão que, além de facilitar a produção de conteúdo, os buscadores encontram com maior facilidade as informações procuradas pelos usuários.
• Title tags: é o título da página, exibido nos resultados de busca, na aba do navegador e em posts compartilhados. O ideal é que seja objetivo e não ultrapasse 70 caracteres.
• Meta description: trata da descrição da página que aparecerá abaixo do título nos buscadores. É o momento de despertar a curiosidade do leitor, por isso, é importante que seja bem pensada.
• URL: a padronização de URL’s é uma ótima prática para o ranqueamento. Isso porque o buscador também a utiliza como forma de identificar e categorizar os conteúdos.
• Imagens: otimizar as imagens das páginas dá um gás no alcance, tornando possível encontrar as postagens também através delas.
Com uma boa estratégia de linkbuilding é possível guiar os visitantes do site para páginas que conversem com o tema do conteúdo consumido.
Esse direcionamento pode ser feito internamente – entre páginas de um mesmo site –, ou externamente a partir de parcerias com sites que se relacionam ao seu.
Quanto maior e melhor desenvolvida, essa estratégia transmite autoridade para o Google, o que te fará ranquear melhor nas pesquisas dos usuários.
Revisar os conteúdos disponíveis em seu site de forma periódica, além de elevar a qualidade do seu site, também ajuda no SEO.
Páginas com imagens quebradas, links inválidos, dentre outros problemas, podem afetar o desempenho do seu site como um todo.
Por isso, é importante aplicar todas essas dicas não somente nos conteúdos futuros, mas também nos antigos para garantir que todo o seu site tenha um padrão de qualidade para desempenhar bem no SEO.
Escolher um bom CMS será meio caminho andado para atingir seus objetivos de maneira mais fácil e rápida. A outra metade está em utilizar as técnicas listadas de SEO, consideradas indispensáveis para um bom ranqueamento. Confira quais são os 5 elementos mais importantes do texto para SEO.