Definitivamente, o marketing de conteúdo é uma das formas que mais vêm sendo utilizadas para gerar leads e engajar o público, dois objetivos muito comuns nas campanhas e ações de marketing das organizações. Não é à toa que, atualmente, as empresas estão destinando cerca de 25% dos seus orçamentos em marketing voltados para essa estratégia. No entanto, com a popularização do marketing de conteúdo é cada vez mais comum encontrarmos erros de abordagem.
Se não houver um compromisso com a qualidade das informações e do conteúdo, dificilmente o retorno esperado será alcançado. Além disso, é preciso levar em conta que o público anseia por qualidade em todo o serviço prestado por uma empresa e, portanto, é preciso entregar um material de qualidade, caso contrário existe, inclusive, o risco de a estratégia acabar surtindo efeitos indesejáveis.
É por esse motivo que a equipe da Dino resolveu trazer nesse post as principais dicas para que você crie um conteúdo de qualidade. Confira!
Por conta da inexperiência, muitos empreendedores acreditam que o marketing de conteúdo é voltado para as vendas diretas. Por isso, criam textos institucionais, frios, que destacam os benefícios dos seus produtos ou serviços. A consequência é que, mais cedo ou mais tarde, os leitores do seu blog ou newsletter irão começar a sumir pouco a pouco. Pois o conteúdo foi pensado como um discurso de venda e não em um material que realmente possa trazer algum conhecimento relevante para o público. O primeiro passo é, portanto, criar um conteúdo associado à sua área de atuação, mas que tenha alguma utilidade para o leitor.
A questão da relevância também deve ser atendida no grau de atualidade dos seus textos. Não, não é preciso montar uma estrutura jornalística para apurar pautas ou furos de reportagem, mas é fundamental verificar quais são os assuntos do momento para saber se os serviços ou produtos da sua empresa possuem, de alguma forma, uma relação com o que está acontecendo com o mundo. Esses são os famosos hits, excelentes atalhos para que a sua empresa pegue a carona em uma determinada “onda” e gere picos de engajamento nas redes sociais e nos blogs.
Responda as perguntas que não foram respondidas, fale sobre assuntos que ainda não foram abordados. Segmentar o seu conteúdo é uma forma de se tornar uma referência em um determinado assunto, principalmente se considerarmos que a maioria das empresas trabalham com um material genérico e sem profundidade. Seja um especialista para que o seu público procure o seu blog sempre que tiver alguma dúvida no assunto escolhido. Além de garantir um maior número de visitantes no blog, a quantidade de “assinantes” nas redes sociais certamente irá aumentar.
As palavras-chave são o segredo da receita que ninguém quer revelar. Não adianta nada produzir um conteúdo brilhante se o seu público não encontrar o seu material nas ferramentas de busca, por isso, utilize o Google Trends para verificar quais são as palavras-chave mais utilizadas no buscador. Esse é o segredo para fazer com que o seu conteúdo atinja mais facilmente o seu público-alvo, uma vez que ele irá aparecer com mais facilidade e, em alguns casos, até com destaque nos buscadores.
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