Como criar um press kit memorável

Por DINO 17 de setembro de 2021
Como criar um press kit memorável

Dentro da comunicação, além de existirem diversas áreas de atuação, existem também inúmeras estratégias. Algumas delas, como a de envio de press kit, são históricas e se adaptaram conforme as mudanças de cada época. Antes destinados em sua maioria aos jornalistas, hoje é figura carimbada entre os influenciadores digitais.

A verdade é que o envio de press kit é muito benéfico para as marcas. Caso seja destinado aos alvos certos, a estratégia traz um custo-benefício vantajoso. Afinal, com um baixo valor de investimento, se bem planejado, é capaz de aumentar consideravelmente a visibilidade e as vendas.

Neste blogpost, explicamos essa ação tão querida entre assessores de imprensa, profissionais de relações públicas e marketing.

O que é press kit?

O envio press kit é uma ação utilizada para atingir um objetivo claro e específico: conquistar mídia espontânea. A visibilidade alcançada é direcionada, geralmente, à apresentação de novos produtos ou serviços ao mercado e aos consumidores.

Essa tarefa ficava à cargo dos assessores de imprensa, afinal, os destinatários eram os jornalistas. Com a alteração do cenário de comunicação e o aprimoramento da estratégia, os profissionais de relações públicas e marketing passaram a se encarregar da função também.

O que compõe um press kit?

Essencialmente, o kit é formado por um release impresso que busca apresentar o produto ou serviço em questão e objetos que devem ser inovadores e criativos, afinal, a intenção é surpreender positivamente o receptor.

Para quem o press kit é enviado?

Inicialmente, o envio era feito majoritariamente aos jornalistas. Essa era uma maneira que os assessores de imprensa encontraram de chamar atenção dos profissionais, aumentando as chances de emplacar as pautas desejadas. Hoje em dia, com o avanço da comunicação e a possibilidade de usuários comuns criarem contas em redes sociais e se tornarem líderes de opinião, a estratégia é mais voltada aos influenciadores digitais.

Entretanto, o envio nunca foi destinado a um público exclusivo. Por ser uma ação estratégica, o destinatário precisa cumprir um requisito: ser suficientemente relevante na mídia para agregar valor ao que a marca deseja anunciar. Dessa forma, figuras públicas em geral estão aptas para receber o kit da imprensa.

Como planejar uma ação de press kit?

O sucesso da ação depende de um planejamento extremamente assertivo. É importante ter em mente que não é porque o influenciador está recebendo um presente que ele necessariamente irá divulgá-lo. Para conquistar mídia espontânea é preciso atentar-se à alguns fatores.

Público-alvo

Uma famosa frase do escritor e jornalista Herbert Swope expressa precisamente a importância de definir um público-alvo ou persona: “Não sei o segredo do sucesso; mas o do fracasso é querer agradar a todos”.

É importante levar em consideração o fato de que as pessoas têm gostos diferentes. Não faz sentido, por exemplo, enviar um press kit de lançamento de um produto calórico e industrializado para um influenciador do nicho fitness só porque ele tem muitos seguidores.

O segredo é ser estratégico e específico na escolha dos destinatários. É preciso escolher pessoas que contem com um público o mais parecido com os seus potenciais consumidores. Para isso, basta procurar figuras públicas pelas quais as personas do seu negócio se interessariam.

Um bom release

O release guiará a experiência de quem receberá o press kit. É importante elaborar uma boa apresentação que seja capaz de situar o receptor sobre a ocasião e a marca. Caso seja possível, ao invés de padronizar, é interessante dirigir maior atenção a esta etapa e personalizá-lo de acordo com quem irá recebê-lo. Vale adaptar a linguagem e recorrer a bordões e frases conhecidas pelo público do influenciador.

Criatividade

Como dito anteriormente, o envio de um press kit não gera obrigação alguma para quem recebe. Por ser uma ação que traz um bom retorno, diversas marcas enviam kits para as figuras públicas, por isso, é comum que elas divulguem apenas as que chamam mais atenção e se adequem melhor ao público que lhes segue.

A ideia é inovar e buscar inspirações. Nesse momento, vale receber sugestões de toda a equipe para que se chegue em um bom resultado. É válido se colocar no lugar de quem receberá e se perguntar: “Eu me surpreenderia com esse press kit?”.

Cases de sucesso: press kits memoráveis

Boca Rosa Beauty

Bianca Andrade, influenciadora digital e empresária, sempre gostou de investir no envio de press kits para divulgar seus lançamentos. Suas ideias inovadoras sempre chamam a atenção e repercutem em diferentes redes sociais.

Bianca busca fechar parcerias com marcas para o desenvolvimento de seus press kits, o que torna a estratégia ainda mais vantajosa. Um exemplo disso é a mala de viagem recheada com produtos de sua marca, Boca Rosa Beauty, enviada para outros influenciadores de seu segmento.

boca rosa beauty press kit

Wickbold

Para o lançamento de uma linha de pães artesanais, após a etapa de planejamento, foi montado e enviado um press kit alinhado com as mensagens-chave e atributos dos produtos: sabor artesanal, pioneirismo, elegância (premium) e versatilidade. Para gerar conexão com o influenciador, um avental com seu nome foi bordado, acompanhando um release sobre o lançamento e explicações sobre o kit e o passo a passo de uma receita exclusiva ao segmento/perfil.

wickbold press kit

Considerando a premissa das empresas de minimizar custos e maximizar lucros, o press kit se mostra uma ótima opção para alcançar visibilidade e aumentar as vendas ao mesmo tempo que o valor investido é benéfico. Caso seja bem planejado e enviado para pessoas qualificadas, o sucesso buscado pela estratégia é garantido.

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Jornalismo Marketing