Como criar um texto para o Circuito Informativo

Por DINO 9 de setembro de 2021
Como criar um texto para o Circuito Informativo

A comunicação externa faz parte do funcionamento ideal de toda empresa. A tarefa de informar a sociedade sobre lançamentos, ações e parcerias deve integrar as rotinas corporativas para que seja possível despertar o interesse da comunidade acerca dos acontecimentos relevantes.

O press release é uma das estratégias utilizadas para essa missão. No caso, a mensagem não chega ao público de forma direta, pois é encaminhada a uma base de jornalistas que se encarregarão de transmiti-la. Esse documento, de cunho jornalístico, fundamenta a relação entre a empresa e a imprensa.

Como é de se imaginar, os jornalistas recebem um enorme volume de releases diariamente. Por isso, é importante caprichar no texto e levar em conta a concorrência na hora de desenvolvê-lo. Um release bem escrito e estruturado poderá ser a chave para conquistar destaque na mídia e atrair atenção para a sua empresa.

O que é um press release?

O press release é um comunicado de imprensa que tem por objetivo informar sobre acontecimentos de uma empresa.

Normalmente, o documento é elaborado e enviado por assessores de imprensa ou profissionais de relações públicas. Entretanto, não é uma regra, todo profissional que conheça a estrutura de um release estará apto a produzi-lo.

Como pontuado anteriormente, é direcionado a jornalistas que julgarão a relevância do fato para que seja veiculado.

Quando enviar um press release?

Justamente pela proporção da concorrência, o press release deve ser reservado para acontecimentos importantes que a empresa deseja informar. Um detalhe a se atentar é se o fato é de interesse geral ou se pode beneficiar um grupo considerável de pessoas. Levando isso em consideração, as chances de o release ser acolhido pelos jornalistas aumentam.

Alguns exemplos de fatos relevantes são: lançamentos de produtos ou serviços, eventos de grande porte, parcerias importantes, ações sociais etc.

Qual a estrutura de um press release?

Um press release de qualidade deve se basear em dois dos pilares da escrita jornalística: objetividade e clareza. É preciso chamar atenção e despertar o interesse com a menor quantidade de texto possível, por isso utiliza-se o modelo da pirâmide invertida.

Pirâmide Invertida

Pirâmide invertida é uma estrutura de escrita jornalística que busca priorizar as informações mais importantes e destacá-las logo no início do texto. Geralmente, tudo que possa atrair o receptor é colocado nos três parágrafos iniciais.

Utilizar esta estrutura ao desenvolver um press release é interessante para prender a atenção do jornalista e fazer com que ele consuma o conteúdo por completo.

Título

O título precisa traduzir o conteúdo do release em uma frase. Um bom título será capaz de situar o leitor antes mesmo de ele ter contato com o restante do texto. Uma dica: o título sempre vai expressar um acontecimento, logo vai ter um verbo (inaugura, lança, faz, promove) que descreve a ação da empresa que foi descrita nos parágrafos iniciais.

Lide

Ocupando o primeiro parágrafo, o lide buscará responder 6 perguntas para oferecer um resumo de qualidade. São elas:

• O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Como?

As duas últimas não são obrigatórias logo no início do release, afinal, são informações de aprofundamento que irão integrar o desenvolvimento. Entretanto, se for possível resumi-las de forma objetiva e clara, podem agregar neste primeiro momento.

Desenvolvimento

Neste trecho você irá detalhar o que julgar necessário. Quais os objetivos da empresa com essa ação? Como ela impacta a sociedade? A quem ela é dirigida? O que foi feito para chegar até ali? Os porta-vozes da empresa podem comentar a ação, sempre lembrando que o release não é um texto publicitário e não deve promover a empresa de nenhuma forma (adjetivos, evidenciar sucessos, falar em faturamento).

Conclusão

Como conclusão, é possível incluir um parágrafo sobre a empresa (história, objetivos, área de atuação) que seja incorporado de maneira natural e coesa ao texto, novamente lembrando do caráter não publicitário do release.

Serviço

O serviço é a parte que detalha as informações mais relevantes para o leitor que se interessar pela ação descrita no release. Para eventos, por exemplo, estas seriam local e data do evento, telefone para contato e formas de adquirir ingressos, se necessário.

Como potencializar os resultados de um press release

Além dos benefícios que podem ser conseguidos a partir de um release de sucesso, agregar um divulgador de notícias na estratégia pode ser benéfico. Isso porque a veiculação do release, nesse caso, é garantida e independe de uma hierarquia de fatos relevantes. Qualquer conteúdo da empresa pode ser divulgado, desde que respeite o caráter noticioso exigido.

A DINO, maior agência de notícias corporativas do país, realiza esse trabalho oferecendo, inclusive, serviços de produção de notícias. Caso prefira, também é possível escolher enviar seu próprio conteúdo e ter a revisão feita por uma equipe de jornalistas e redatores experientes. De qualquer forma, o release será publicado nas agências de notícia parceiras, como no exemplo abaixo:

Conclusão

Conhecer a estrutura de um bom press release faz toda a diferença na qualidade de comunicação de uma empresa com a mídia. Conquistar a atenção de um jornalista, que poderá se interessar pelo conteúdo, pode contribuir muito para ajudar a estabelecer a empresa como autoridade no campo de atuação.

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Jornalismo Marketing