Existem diversos gêneros textuais e um deles trata de apresentar a realidade da forma mais imparcial possível, a fim de disseminar a informação para que o leitor seja capaz de formar a sua própria opinião sobre o tema abordado. Este é o gênero jornalístico.
O jornalismo brasileiro tem se reformulado nos últimos anos. Presenciamos o movimento de migração de jornais impressos para plataformas online e, segundo o último levantamento do DataViva, em 2012 havia cerca de 45 mil jornalistas inseridos no mercado.
Este cenário, somado à época de combate das fake news, ressalta que o jornalismo de qualidade é cada vez mais valorizado e por isso os profissionais devem sempre focar em produzir textos melhores para sua audiência.
Continue a leitura para aprender a escrever ótimos textos jornalísticos.
Durante a escrita de seu texto, tenha em mente algumas perguntas:
• O texto traz uma notícia?
• O texto traz um fato novo à tona e o descreve?
• O texto está imparcial o suficiente?
• O texto tem diferentes vozes, como especialistas no assunto e a opinião da comunidade?
• O texto tem credibilidade?
Em primeiro lugar, o que é notícia? É todo o fato de interesse público que aconteceu recentemente ou está acontecendo agora. Alguns exemplos: inauguração de uma loja nacional, evento aberto ao público e cases de sucesso.
O que não é notícia? Fatos que não são de interesse público ou que aconteceram em um passado distante, como: aniversário de colaboradores da empresa, acontecimentos antigos, pequenos eventos particulares.
Provavelmente você já leu muitas notícias em sua vida e percebeu que elas têm algo em comum. Isso acontece porque há uma anatomia para este tipo de texto que deve ser seguida. Entenda como construir sua notícia em nosso texto Estrutura de uma notícia: começo, meio e fim.
Sim. Sabemos que o jornalista é um indivíduo com senso crítico, conjunto de crenças e vivências, porém, no momento de redigir um material jornalístico, não deve haver crenças, vivências ou fragmentos de sua vida que o influencie. O objetivo do jornalista é,unicamente, disponibilizar informações ao público sem manipular sua opinião. Por isso é essencial que a escrita seja sempre em 3ª pessoal – com uma linguagem indireta e informal.
• Apresente estatísticas: pesquisas de mercado, levantamentos do IBGE, IBOPE e de outros institutos de pesquisa com credibilidade. Comprove a relevância do fato apresentado com dados reais;
• Entreviste especialistas: pesquisadores, profissionais da área, especialistas teóricos ou referências no assunto. Enriqueça o texto com o conhecimento destas figuras.
Como falamos acima, o jornalista não deve ser o detentor das opiniões, mas sim o intermediário que traduz linguagens específicas para linguagens populares de fácil absorção. Por isso, a credibilidade deve ser construída através de suas fontes no assunto noticiado. Jamais apresente uma informação sem indicar sua origem e nem invente fatos além da realidade.
O mercado jornalístico está se reinventando no Brasil e é cada vez mais necessário desenvolver textos jornalísticos de qualidade para ter credibilidade. Algumas perguntas devem ser feitas durante a produção do texto para guiar sua estrutura e assim, obter-se bons resultados.