Recentemente o Portal Comunique-se (maior comunidade de profissionais da comunicação do Brasil) lançou os resultados de sua pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”.
O estudo, que teve mais de 300 respondentes, é uma fonte de insights que elenca as expectativas dos profissionais de ambos os lados do “balcão”. Após o lançamento da pesquisa, os jornalistas Alison Camargo (Comunique-se) e Julia Renó (Portal Comunique-se) bateram um papo sobre os resultados com o colega de profissão Cassio Politi, em seu programa Podcast-se. Clique abaixo para ouvir a conversa.
O levantamento foi realizado em 2020 com mais de 300 profissionais de redações, cuja maioria indicou atuar nas editorias de cultura, economia e saúde. A pesquisa, que tem como objetivo aprimorar o contato entre as partes, apresenta informações sobre as melhores práticas e os maiores incômodos na relação entre assessores de imprensa e jornalistas de redação.
Entre os entrevistados 42,2% declararam trabalhar em sites ou portais de internet, 17,9% redes sociais, 15% jornal impresso e 13,7% revista. Em menor proporção, 10% afirmaram trabalhar em rádio e 0,9% tv aberta.
Quanto aos cargos, 34% são gestores, 21,7% são repórteres ou redatores e 14,5% são subeditores ou editores. Em menor proporção ficaram os freelancers, colaboradores, produtores, colunistas, comentaristas, apresentadores e estagiários.
Apesar da diferença entre as atividades em redação e em assessoria de imprensa, a maior parte dos respondentes (74,8%) considera que os assessores também desempenham atividade jornalística. Um dado interessante é que 40,1% dos entrevistados afirmaram que se veem trabalhando em assessorias de imprensa.
Ao mesmo tempo, 42,6% consideram que o assessor de imprensa às vezes ajuda, mas às vezes atrapalha seu trabalho.
Quanto aos critérios que mais influenciam na hora de aprovar pautas, a resposta não nos surpreende. O assunto do e-mail, o bom relacionamento com o assessor e a inclusão de recursos multimídia são grandes decisores.
A pesquisa completa está disponível para download aqui.
O Portal Comunique-se lançou os resultados de sua pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”. O estudo que coletou a opinião de centenas de comunicadores tem contribuição fundamental para a melhoria do relacionamento entre assessores e jornalistas de redação. Além de ajudar a todas as áreas da comunicação a terem uma visão mais realista deste nicho, com dados e números relevantes.